Indicadores de Desempenho (KPIs – Key Performance Indicators)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A competitividade, palavra de ordem atualmente, requer não apenas a definição e execução correta da estratégia empresarial, mas que ambas sejam elaboradas de tal forma que assegurem a eficácia das organizações.

Diante deste cenário o aumento da competitividade faz com que as organizações busquem constante inovação em seus processos utilizando-se de novas metodologias, como ferramentas de melhoria de produção e de qualidade de serviços prestados, objetivando alcançar a excelência em seu empreendimento.

Nas palavras de PALEIAS (1992, p.114),a) a avaliação de desempenho pressupõe um referencial ou parâmetro para comparação, contra o qual o desempenho será confrontado – este parâmetro poderá ser expresso tanto em termos físicos ou financeiros, ou ambos; b) é necessário o estabelecimento de um intervalo de tempo para que a avaliação de desempenho possa ser feita – este intervalo permitirá operacionalizar tal avaliação, e não necessariamente significa que as atividades sejam paralisadas para que tal avaliação ocorra.

A medição do desempenho organizacional é considerada pelos gestores uma tarefa complicada, porém, fatos e dados traduzidos em indicadores facilitam a assimilação e a execução da estratégia, além de informar a tendência do desempenho futuro e captar a dinâmica de criação de valor da empresa.

Para auxiliar gestores em elaborar, implementar e acompanhar esses processos, a utilização de indicadores de desempenho (KPI – Key Performance Indicador) é inevitável. A proposta da criação de KPIs em relação a mensuração e à valorização do desempenho é possibilitar maior poder na tomada de decisão. Desta forma é possível identificar lacunas de desempenho entre padrões estabelecidos e os resultados reais obtidos pela organização por meio de indicadores criados. A implementação é dividida em três fases: Entendimento dos objetivos e processos para a criação de um conjunto de indicadores de desempenho. A segunda fase é marcada pelo foco na implementação destes indicadores, seja através de controles nos processos, ou na utilização de ferramentas de business Intelligence (BI). E por fim a terceira fase é a realização do monitoramento dos indicadores de desempenho e apoio a tomada de decisão.

Com a implantação de KPIs, alguns benefícios podem ser alcançados:

  • Facilidade na divulgação e comunicação com toda a organização;
  • Suporte à tomada de decisão;
  • Conduz a organização à melhoria de seus processos. (Modelo PDCA – Plan, Do, Check e Action)
  • Melhora os entregáveis da organização;
  • Melhora a satisfação interna e externa da organização;
  • Os indicadores são orientados para resultados;
  • Conserva e aumenta o comprometimento com as metas organizacionais

A utilização de indicadores de desempenho enquanto uma metodologia de diagnóstico e análise do desempenho individual e grupal dos recursos da organização, deve ter como objetivo geral e principal promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, bem como uma maior produtividade e melhor desempenho organizacional.

Concluo, com a sabedoria de Paulo Freire: Posso saber pedagogia, biologia como astronomia, posso cuidar da terra como posso navegar. Sou gente. Sei que ignoro e sei que sei. Por isso, tanto posso saber o que ainda não sei como posso saber melhor o que já sei. E saberei tão melhor e mais autenticamente quanto mais eficazmente construa minha autonomia em respeito à dos outros. (Freire, 1996:37).

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Rodrigo Peter Schilling

Mais artigos deste autor »

MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos; Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior;Certificação Internacional ITIL v3/v2, Cobit 4.1; Bacharel em Ciência da Computação;Técnico em Processamento de Dados;Atuou na área de Tecnologia da Informação em grandes empresas: Jornal Anotícia, Salfer, Datasul, Bunge Alimentos; Atualmente é Gestor de Entrega de Go to Market na empresa Senior Sistemas; Também atua como professor na instituição Senac, lecionando as disciplinas de Governança de TI, Engenharia de Software e Gerenciamento da Informação.


1 Comentários

Lucas Silva
1

Muito o bom o post, porém em tantas leituras, não consegui encontrar alguem que possa indicar escolas, instituições, etc que ofereça curso de KPIs – Key Performance Indicador financeiros
Aguardo indicações.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">