NVIDIA nomeia três pesquisadores como Fellows na tecnologia CUDA

A NVIDIA, criadora da unidade de processamento gráfico (GPU), anuncia a nomeação de três líderes acadêmicos para o programa CUDA Fellows, que há um ano reconhece pesquisadores comprometidos com a adoção da arquitetura CUDA e computação por meio de GPU.

Os eleitos desse ano são: Dan Negrut, da Universidade de Wisconsin, que se dedica à supercomputação; John Stone, da Universidade de Illinois, que atua na área de computação biofísica; e Ross Walker, responsável pelo departamento de engenharia mecânica no San Diego Supercomputer Center & University of California. Eles se juntam a outros dois cientistas que já fazem parte do programa: Mike Giles (Universidade de Oxford) e P.J. Narayanan (Indian Institute of Information Technology).

Além de serem contemplados com GPUs Tesla de última geração, os pesquisadores recebem uma bolsa-viagem e acesso aos profissionais técnicos da NVIDIA, que os mantêm informados sobre todas as novidades da empresa na área de Pesquisa & Desenvolvimento. Os Fellows têm ainda suporte contínuo para suas pesquisas na área de computação gráfica e são convidados a participar de conferências para que possam compartilhar suas experiências com outras instituições de ensino por todo o mundo.

CUDA (Compute Unified Device Architecture) é uma arquitetura de computação paralela desenvolvida pela NVIDIA que está presente em suas unidades de processamento gráfico (GPUs). Permite aos programadores utilizarem a linguagem C para o desenvolvimento de uma nova classe de aplicativos que podem ser acelerados por GPU, o que amplia significativamente sua rapidez e eficácia para a execução de cálculos e outros tipos de processamento. Apresentada pela primeira vez em 2007, a tecnologia CUDA está presente no mercado em milhares de chips gráficos que equipam desktops, notebooks, tablets e outros dispositivos.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis em http://research.nvidia.com/relevant/graduate-fellowship-program

Mais informações: www.nvidia.com.br.

Fonte: Sing Comunicação de Resultados

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!