Prodest começa licitação para melhorar acesso à web de órgãos estaduais do ES

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) iniciou o processo licitatório para compra de equipamentos e contratação de links de acesso à internet para órgãos estaduais e os serviços hospedados no Data Center do Estado. A licitação é na modalidade pregão presencial, tipo menor preço por lote.

Com o investimento, a autarquia terá mais condições para atender às demandas futuras como, por exemplo, a Rede Metrovix que permitirá aos órgãos estaduais, na Grande Vitória, terem conexões à internet na velocidade máxima de 10Gbps, a partir do primeiro trimestre de 2011. Além disso, o Prodest estará mais bem preparado para a implantação da Rede ES, responsável por integrar todas as instituições do Governo do Estado com serviço de banda larga no próximo ano.

Haverá também uma redução dos custos com os serviços de internet, porque será efetivado um modelo de gestão integrado para a administração pública estadual. “As secretarias de Estado vão gastar menos em aquisição de infraestrutura, tecnologia e serviços para estarem conectadas à web. Isso porque o Prodest vai centralizar todo esse processo”, enfatiza o presidente do Instituto, Paulo Henrique Rabelo Coutinho.

Serviços

A melhoria do acesso à internet para órgãos governamentais também está relacionada com a necessidade de manter o funcionamento de diversos serviços de forma ininterrupta, como o Sistema Gestão Hospitalar (responsável por verificar a disponibilidade de leitos de urgência e emergência na rede estadual), a Agência Virtual da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), diversos sites governamentais e a Delegacia On-Line.

“Para que o atendimento ao cidadão não seja prejudicado, optamos por duas operadoras para conexão à web. Isso está sendo realizado, porque sabemos da importância de manter com 100% de disponibilidade todas as iniciativas de Governo Eletrônico em nível estadual”, justifica Coutinho.

O edital está disponível no site www.compras.es.gov.br. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (27) 3636-7163 ou pelo e-mail [email protected] A apresentação das propostas será no próximo dia 09, a partir das 10 horas, na sede do Prodest, na Avenida Av. João Batista Parra, 465, Enseada do Suá, Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3636-7175

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">