Certificações de TI – Como funcionam?

Como prometido em meu último artigo, venho através deste apresentar de maneira prática e rápida como funciona o que chamo de “Cadeia Produtiva das Certificações“.

Cadeia produtiva, segundo a Wikipédia é “um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado”. Portanto, nosso insumo são nossos conhecimentos e experiências que serão transformados em certificações que, como já discutido no artigo anterior, tem grande valor para o mercado.

Pois bem… chega de teorias e belas reflexões e vamos ao que interessa !

As certificações foram criadas com o intuito de dotar o mercado de profissionais capacitados pelos fabricantes de determinados produtos, garantindo aos usuários/clientes que tais profissionais possam realizar atividades ligadas a esses produtos com qualidade.

Desta maneira diversos fabricantes de hardware, desenvolvedores de software e criadores de metodologias passaram a disponibilizar para o mercado programas de certificações. Existe uma enorme variedade de tipos diferentes destes programas de certificação.

Porém, para que as avaliações tenham maior segurança e isonomia, boa parte dos fabricantes utilizam uma empresa que denominaremos de Certificadora. A certificadora é responsável pelo agendamento, recebimento do valor pago pelo exame, “execução” e envio do resultado para o fabricante. Não por acaso a palavra execução esta entre aspas, pois de fato a execução dos exames é realizada pelas empresas conhecidas como centro de testes.

Nossa… fabricante, certificadora, centro de testes…. Complicou de vez? Então veremos a imagem abaixo, para entender melhor o fluxo:

Cada programa tem sua particularidade e por conta disso não vamos conseguir demonstrar todos, mas vamos trabalhar em cima das certificações que são mais procuradas pelo mercado brasileiro:

Microsoft

Red Hat: Diferente da Microsoft, as certificações Red Hat só podem ser obtidas com a realização de exames nos centros de testes autorizados pela Red Hat. Seus exames tem um formato misto de prática e teoria.

LPI:Certificação Linux independente de plataforma bastante conhecida e requerida pelo mercado

ITIL: Certificação destinada a coordenadores e gestores de processos relacionados a infraestrutura de TI.

PMP: Project Managemente Professional – Certificação para Gerentes de Projetos. Atualmente, a certificação mais requerida para cargos de gestão. Vale salientar que o formato de certificação é bem diferente e contempla uma série de requisitos de experiência com gestão de projetos e nível escolar, bem como uma série de regras para a manutenção e validade da certificação. (http://www.pmi.org/CareerDevelopment/Pages/AboutCredentialsPMP.aspx)

Este é um pequeno apanhado de informações sobre certificações. Existem inúmeras outras sobre diversas tecnologias. Para se ter uma idéia, neste momento estou utilizando um notebook Lenovo e acessando uma rede sem fio baseada em SonicWALL, autenticando e acessando arquivos em servidores IBM que rodam Linux e Microsoft, telefones LG nortel e central telefônica Avaya, switches 3COM e Cisco. Bem, só aqui falei 9 fabricantes/tecnologias e cada um deles tem diversas certificações. Portanto, realmente não teria como falar de todas!

Agora algumas dicas importantes que gostaria de compartilhar:

  • Só ter certificação não significa que você tem EXPERIÊNCIA suficiente para suportar ou administrar determinada tecnologia. Portanto certifique-se e pratique muito para ser o melhor!;
  • Cada PROVA tem seu formato e suas particularidades. Antes de realizar uma prova de certificação vá, em primeiro lugar, no site do fabricante e verifique todas as informações sobre a realização da prova como tipo de questões, tempo para realização da prova, peso de cada grupo de questões, etc. Com essas informações monte uma estratégia para realizar cada prova;
  • Faça as provas em Inglês. Claro que isso não é uma ordem, mas uma BOA recomendação. Já fiz uma prova (depois dessa nunca mais escolhi português) onde em duas questões existiam duas opções iguais. As provas não são traduzidas manualmente, portanto estão passíveis a erros de português que atrapalham no momento da análise. Estude inglês!;
  • Fique tranquilo. Recomendação simples, básica e comum para quem está realizando uma prova, mas vale a pena repetir. FIQUE TRANQUILO! Fazer uma prova nervoso tende a resultar em falhas primárias;
  • Leia atentamente as questões. Também outra dica simples, básica e comum, mas que pode ser determinante na aprovação. Existem algumas provas de multipla escolha que informam na questão direta ou indiretamente o número de itens que devem ser marcados;
  • Estude toda teoria com materiais confiáveis, de preferência do próprio fabricante, e só após passe para realização de simulados. Algumas pessoas acham que só fazer simulados e “decorar” as questões é suficiente. Afirmo que não é, levando em consideração que não estamos estudando apenas para tirar a certificação, mas sim para ser um profissional qualificado em determinada tecnologia;
  • Determine prazos. Seja organizado e determine prazos para estudar teoria, realizar simulados e fazer a prova. Assim poderá se programar melhor nos estudos;
  • Antes de agendar um exame procure saber sobre as regras de remarcação de provas em caso de não aprovação e promoções estilo Second Shot da Microsoft. Cada fabricante tem sua regra para remarcação de provas, alguns deixam você remarcar a prova para o outro dia, outros só permitem após 30 dias. Se você tiver algum prazo para realizar uma prova, por algum tipo de necessidade, se programe de acordo com a possibilidade de remarcação. Sempre é bom ter um plano B;
  • ESTUDE ! ESTUDE ! ESTUDE !

Outra informação relevante é que cada prova de certificação (independente do fabricante e área) tem um código de identificação único. Assim quando for necessário agendar ou referenciar uma prova de certificação, podemos fazê-lo através desse código. Recomendo colocar no currículo profissional as certificações obtidas e as provas realizadas, tendo em vista que em alguns casos são necessárias várias provas para obter uma única certificação. Com essa informação (provas realizadas) o empregador pode ter clara a visão de que o profissional está realizando uma série de provas para obtenção de determinada certificação.

Qualquer outra dúvida, deixe seu comentário!

Rafael Timbó

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 10 anos de experiência em T.I, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Projetos (MBA) e certificado RHCE, COMPTIA Project, ITIL, MCSA, MCP e IBM Certified Specialist BladeCenter.


70 Comentários

Vanessa
1

Olá Rafael!
Adorei o seu artigo.
Como você possui conhecimentos de certificações em TI,gostaria de um auxílio seu se possível: você já ouviu falar ou tem conhecimento de uma certificação na área de telecomunicações focada em processos como um ITIL por exemplo chamada “TEN” ou “TEM” ou algo assim?
Certa vez ouvi um profissional de telecomunicações comentar mais não tive a oportunidade de reve-lo e acabei esquecendo do nome.
Não consigo encontrar nada a respeito e tenho vontade de saber.
Att.

Rafael Timbó
2

Olá Vanessa,
Agradeço o comentário!
Dei uma pesquisada agora no assunto e realmente não achei nenhuma certificação com os termos “TEN” ou “TEM”, mas encontrei o programa de certificação da Telecommunications Certification Organization (http://www.certify-tco.org/). São certificações na área de Telecom tanto para técnicos quanto para gestores.
Além disso, deixo também a dica das certificações COMPTIA (http://www.comptia.org/certifications/listed.aspx), que não citei no artigo, que abrangem certificações na área de network e gestão, entre outras.

Fagner Parente
6

Muito bom, seu artigo Rafael. Gostei bastante das dicas pois estou estudando para tirar certificação ITIL e para mim é mais importante o conhecimento adquirido, o resultado na prova é só consequencia.
Valeu!!!

Denis Brandl
7

Em 2010 não deu certo, mas este ano não vou termina-lo sem antes fazer minha certificação em ITIL que tanto tenho buscado.

Rafael Timbó
10

Obrigado Fagner!
É isso mesmo.. a prova deve ser conseguencia de muito estudo teórico e prático, além de muita disciplina.

Rafael Timbó
11

Agradeço pelo comentário Denis.
Nem sempre nossos planos saem no tempo que esperamos, mas não deixe o trabalho e outros afazeres consumirem seu tempo por total.
O aperfeiçoamento é essencial para nosso crescimento.

Rafael Timbó
12

Opa Mário!
Quase sigo a carreira de DBA. Cheguei até a fazer a prova 1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL, mas logo sugiu a oportunidade do RHCE e tive que mudar o foco. Tenho um grande amigo (Marcio Ozal) que é DBA Senior, já trabalhou na Oracle (Inglaterra) e hoje está em Portugal.
SIga em frente e procure ser o melhor.. DBA é uma grande carreira!

Carlos Simplicio
13

Sou um pouco suspeito para falar em certificacoes. Depois que voce comeca, nao quer mais parar. Mais muito bom mesmo esse material e relamente uma otima dica e planejar a rotina de estudos e qual carreira seguir.

Rafael Timbó
14

Olá Carlos!!
Que ótimo que tem essa visão das certificações.
Continue com seu planejamento e terá cada vez mais sucesso.
Obrigado pelo comentário.

Juliana Gomes
15

Parabéns pelo artigo Rafa, tenho certeza que irá ajudar muita gente que pretende tirar suas certificações. Inclusive eu.

Bruno Tinôco
22

Timbó,
Muito bom o artigo, parabéns!!! Trabalhar com você foi muito bom, um profissional que incentiva o estudo para crescer profissionalmente e se certificar!!
Um grande abraço!!

Rafael Timbó
23

Obrigado Marcus!
Você como educador tem um grande papel no desenvovimento de nossos profissionais.
Sucesso!

Felipe
24

Olá Rafael, estou interessado na carreira ti. Pois tenho visto que falta profissionais nesta area.
Estou fazendo alguns curso gratis online, pela fundação bradesco site (www.ev.org.br), gostaria de saber quais curso posso fazer para poder iniciar nesse mercado, e se ha empresas interessadas em novos profissionais com este tipo de curso, se vc poder me orientar ficarei grato!!

Rafael Timbó
25

Tinôco,
Agradeço o comentário!
Trabalhar e ajudar profissionais com visão de futuro como você é sempre mais fácil. Continue com seu interesse em aprender e sempre tenha em mente seu objetivo, trabalhando a cada dia para conquistá-lo.
Sucesso!

Rafael Timbó
26

Olá Felipe,
Realmente existe uma procura muito grande e contínua por profissionais da área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). O que de fato está faltando são profissionais QUALIFICADOS.
Para indicar qual curso lhe ajudaria, precisaremos em primeiro lugar definir a área dentro de TIC que deseja seguir.
Vamos dividir de forma macro a TIC em 3 áreas: infraestrutura, desennvolvimento e gestão.
Os profissionais de infraestrutura basicamente são responsáveis por planejar e manter ambientes computacionais que suportarão os sistemas operacionais e de produtividade da organização.
Já os profissionais de desenvolvimento são responsáveis por planejar, suportar e desenvolver os sistemas operacionais ou de produtividade da organização.
A equipe de gestão tem a responsabilidade de gerenciar equipes e projetos ligados as áreas de infaestrutura e desenvolvimento.
Recomendo conversar com pessoas experientes de cada área para identificar sua afinidade com a rotina de trabalho de cada área.
Confirmando o que falei inicialmente a procura por profissionais qualificados é muito grande, por isso identifique qual área deseja seguir e se ESPECIALIZE.
Para ter uma idéia do que estou falando acesse o site de oportunidades de trabalho da IBM Brasil (http://www.ibm.com/br/employment/index.phtml?section=650&position=65&referral=1&client=4). Neste monento existem as seguintes vagas em aberto, entre outras:
– IT Architect – 374
– IT Specialist – 1398
– Project Management – 382
– Software Developement & support – 337
Não preciso mais falar nada… Escolha sua área, estude (MUITO) e terá sucesso!
Boa Sorte!
Agradeço pelo comentário e em meu próximo artigo vou procurar descrever com mais detalhes as oportunidades existentes na área de TIC e algumas dicas de como conquistá-las.

Elivando Junior
28

Grande Rafael…
Gostei muito de ter visto você na Guanabara, espero que sejamos parceiros outra vez!
Como o Carlos mencionou quando começa e difícil parar! Infelizmente no ano de 2010 foi apenas uma que tirei (MCP Server), mas já estou me preparando para prestar exame para ITIL V3 em Fevereiro.
Grande abraço! Nos vemos no munda da TIC!!

Rafael Timbó
31

Tenho exemplos de amigos e conhecidos que, com muito foco nos estudos e comprometimento com seus objetivos profissionais e pessoais, conseguiram chegar lá e hoje estão em grandes corporações e detêm a mais complexa certificação da CISCO a CCIE.
Atualmente o programa de certificações da CISCO prevê 5 níveis (entry, associate, professional, expert e architect) além de especializações em diversas áreas (wireless, data center, routing, etc). O programa de certificação da CISCO é muito bem estruturado. Portanto sugiro seguir a sequencia proposta e no momento de optar por especializações faça as que estiverem no mesmo grupo, tornando-se de fato um especialista.
Seguem dois links que lhe ajudarão com maiores informações:
Certification overview – http://www.cisco.com/web/learning/le3/learning_certification_overview.html
IT Certification and Career Paths – http://www.cisco.com/web/learning/le3/learning_career_certifications_and_learning_paths_home.html
Sucesso!

Rodrigo
32

Bem detalhada sua matéria, bem interessante. Gostaria que comentasse sobre as certificaçoes VPC (VMware) , as Hype-V já existem muitas informações. E onde se encontram, tais certificações, procurei e nao achei. Obrigado.

Rafael Timbó
33

Olá Rodrigo.
O programa de certificação VMWare tem na sequencia as certificações VMware Certified Professional (VCP), VMware Certified Advanced Professional (VCAP) e VMware Certified Design Expert (VCDX). Para a VCP é necessário realizar um cursos oficial em centros de testes autorizados pela VMWare (http://mylearn.vmware.com/mgrreg/courses.cfm?ui=www_edu&pID=www&a=sort&country=Brazil&go.x=66&go.y=11). Já para a VCAP é necessário ter obtido a VCP. A VCAP tem duas áreas possíveis (Datacenter Administration e Datacenter Design). PAra concluir o programa de certificação obtendo a certificação VCDX é necessário ter obtido TODAS as certificações anteriores, incluindo as DUAS especializações VCAP e realizar a apresentação e defesa de um projeto completo utilizando a tecnologia VMware vSphere.
Sobre a tecnologia de virtualização da Microsoft Hyper-V existem duas possíveis certificações na área que são MCTS e MCITP. No documento que pode ser obtido no link http://download.microsoft.com/download/5/C/F/5CF4712C-FA04-4993-92CE-F06EF7745B17/Virtualization-certification-path.pdf você identificará os caminhos de certificação para a tecnologia Hyper-V.
Boa sorte!

Débora
34

Olá Rafael !
Parabéns pelo artigo.
Mas gostaria de sua opinião com relação as pessoas que estão ingressando na área de TI, qual a sua recomendação, com qual certificação iniciar no mercado de trabalho e qual delas possibilita o ingresso na área sem a necessidade de experiência?
Obrigada..

Rafael Timbó
35

Olá Débora,
Estou quase concluindo mais um artigo que vai responder boa parte de suas dúvidas. Neste artigou vou falar sobre as possibilidade de ingressar e de evoluir no mercado de TI.
De antemão posso lhe dizer que deves procurar identificar em qual segmento do mercado de TI pretende seguir carreira, pois existem diversas vertentes como desenvolvimento, infraestrutura, gestão, etc. Para cada segmento existe um grupo de certificações que irão lhe ajudar em sua vida profissional. Acompanhe o Profissionais TI e deixe seu comentário no próximo artigo que vou publicar.
Obrigado pelo comentário!

Éder Morais
36

Vc é o Cara! Parabéns por ser esse profissional que vc é, pelo conteúdo e pela linguagem clara que vc usa.

Dante
38

Olá sou aluno do curso de engenharia elétrica e atulamente trabalho em uma multinacional que basicamente utiliza todas as ferrmentas de TI disponíveis, estou cursando o ultimo ano e comecei a me interessar por essa area, tendo em vista que na atualidade “tudo tem um pouco de TI”. O que eu gostaria de saber é quais as certificações existentes relacionadas a engenharia e quais os melhores centros para realizar os cursos, lenado-se em consideração que resido em São Paulo. Acredito que estamos em uma fase do mercado que o profissional deve ser completo e abrangente, lógico dentro de sua area, por isso tenho interesse em me certificar. Agradeço se puder me ajudar

Rafael Timbó
39

Olá Dante,
Sua formação em Engenharia Elétrica agregará muito em projetos que envolvam tal conhecimento e que tenham a TIC como carro chefe. Podes por exemplo gerenciar projetos de implantação de Datacenter, construção de site backup, etc.
Como já é formado e não podemos deixar isso de lado, recomendo seguir dois caminhos que são complementares. Inicialmente poderia aprender mais sobre tecnologias de mercado fazendo cursos oficiais de grandes players como Microsoft, Red Hat ou IBM. O conhecimento adquirido nestes cursos lhe daria subsídio para conhecer termos e tecnologias de mercado.
A segunda ação seria iniciar um MBA (aproveitando sua formação) em cursos relacionados à gestão de TIC. A recomendação para este caso seria procurar os cursos da FIAP (http://www.fiap.com.br). Cursos como MIT – Master in Information Technology, MBA em Business Process Management – BPM com ênfase em SOA e MBA em Gestão de Projetos com Práticas do PMI® seriam importantes para a obtenção de uma colocação na área de gestão.
Aproveito para convidar você e os demais amigos que comentaram ou apenas leram meus artigos para me seguir no Twitter @rafael_timbo.
Sempre que possível estarei compartilhando novos conhecimentos e artigos meus e de outros autores!

Rafael Timbó
43

Agradeço os comentários de Michel e Wilson!
Obrigado!
Me sigam no Twitter @rafael_timbo

Rodrigo
44

Olá Rafael vc sabe como tirar certificações AVAYA estou querendo ingressar nesta area

kantynho
45

Na área de redes e suporte temos as certicifações CISCO (CCNA e CCNE), RCDD da BICSI, ComptiaA+ e Network+, além das certificações dos fabricantes, como as da Furukawa. E ainda existem as certificações em Storage… ou seja, ´lance é definiber, muito bem, a área onde pretende trabalhar e então procurar a sua certificação. Tem pra todo gosto e bolso!

Rafael Timbó
46

Olá Rodrigo,
Realmente não conhecia o programa de certificação da Avaya. Após pesquisa, seguem algumas considerações.
O programa atualmente contempla 5 certificações que são:
APSS – Avaya Professional Sales Specialist
APDS – Avaya Professional Design Specialist
ACIS – Avaya Certified Implementation Specialist
ACSS – Avaya Certified Solutions Specialist
ACSA – Avaya Certified Solutions Architect
As duas primeiras só podem ser obtidas por profissionais que trabalham em empresas parceiras ou associadas à Avaya. As demais certificações podem ser obtidas por qualquer profissional.
Conheço pouquíssimas pessoas que têm alguma das certificações da Avaya. Isso traduz a grande necessidade de profissionais certificados no mercado. Infraestrutura sempre será necessária para a evolução de todas as empresas e a Avaya sendo um dos grandes players neste segmento, sempre estará em evidência e, desta maneira, precisará de profissionais qualificados.
Boa sorte na carreira que escolher!
Rafael Timbó
@rafael_timbo

Rafael Timbó
47

Olá Kantynho,
Agradeço pelas informações adicionais!
Rafael Timbó
Siga @rafael_timbo

Rafael Timbó
49

Ótimo Marcelo,
Depois do ITIL V3 recomendo seguir estudando padrões, normas e melhores práticas como ISO 20000 e COBIT.
Sucesso!
Rafael Timbó
Siga @rafael_timbo

Felipe Furlaneto
50

Boa Tarde Rafael,
Parabens Pelo Artigos e as explicações decorrentes, no meu caso eu fui em uma palestra de um certificado Microsoft, que abriu minha mente. Contando a historia dele, falando que largou a facu, para ocupar o tempo dele estudando em certificação, e hoje ele é uns dos profissionais, bem mais qualificados e pagos e conheci, e fiz o mesmo.
Mas nada impede de lá na frente fazer uma faculdade mas no momento foco em certificação Microsoft e Agora estou fazendo Itil e COBIT..
Abrs
Felipe Furlaneto

Ivanez Junior
51

Ola rafael, gostaria que se possivel me ajudase.
Gosto muito de informatica e gostaria de entrar no mercado de TI, mais não queria começar uma facul logo de cara, o que vc me aconcelharia a fazer, quais certificaçoes estão em alta no mercado hoje e quais eu teria um bom retorno do mercado de trabalho.
Obrigado pela ajuda.

Fabiola
53

Olá. Pretendo cursar SI neste ano, mas devido à disponibilidade de tempo, estou pensando em outra opção.
Explico: sou formada em letras. Ia cursar SI, e paralelamente, cursos, especializações, e até mesmo pós nessa área (aproveitando a 1ª graduação para poder matricular na pós)
Mas vai ficar muito complicado o tempo para isso. Trabalho em tempo integral, precisaria ficar na rua de 9h Às 23:30.
SI é muito voltado para gestão, e não é essa minha meta. Quero me especializar em web, mobile, e-commerce (principalmente), talvez banco de dados e programação.
Já me disseram que não é necessário cursar SI para isso, só fazer cursos.
Gostaria de saber se é verdade, e o que exatamente eu poderia estudar para ter um retorno bem rápido (ingressar logo no mercado de trabalho dessa área).
Por enquanto, tudo o que sei é dreamweaver, html, pouco css, fireworks, e joomla.
Abç!

Diego Hesnesto
54

Po Rafael gostei muito do Artigo mesmo,estar de Parabéns…
Rafael poderia mi ajudar tipo eu sou meio novo nesse assunto de T.I
Então eu tenho curso de Programador C#.NET (Essencial e Avançado).
Estou fazendo curso tecnico de Tecnologia de Informação.
Eu gostaria de entrar nessa area de Programação,eis a questão;
Qual tipo de certificado seria melhor para mim atuar nessa area de Programação?
Des de já agradeço,abraços…

Edna
55

Olá, Marcelo
Gostaria de saber como faço para encontrar centros de treinamentos ou de preparação para as provas dos certificados da microsoft.

Rafael Timbó
56

Olá a todos…
Desculpem-me pela demora..mas seguem respostas a todos os comentários.

Rafael Timbó
57

Olá Ivanez Junior,
Espero que já esteja no mercado de trabalho, mas de uma forma geral as recomendações para quem está começando são:
– Identificar sua área
* Se for infraestrutura > certificações microsoft e linux (LPI)
* Se for desenvolvimento > cursos de lógica de programação, programação orientada a objetos e depois cursos de Java e PHP
Até mais!

Rafael Timbó
58

Olá Fabiola,
Também espero que já esteja com sua carreira em andamento, mas as recomendações para vocÊ são basicamente as mesmas que informei ao Ivanez, sendo que pelo jeito você já decidiu entrar na área de desenvolvimento.
Desta forma recomendo cursos de lógica de programação, programação orientada a objetos e depois cursos de Java e PHP.
Principalmente Java, já que falou em trabalhar em plataformas Mobile.
Rafael Timbó
@rafael_timbo

Rafael Timbó
59

Olá Diego Hesnesto,
Se já tens cursos C# .Net e se identifica com esta linguagem, invista em cursos e certificações C# .Net.
Recomendo ainda ter pelo menos um cursos básico de banco de dados. Isso pode ser um diferencial para o mercado de trabalho.
Rafael Timbó
@rafael_timbo

Tiago Nobrega
61

ola amigos,
Gostaria de convidar a todos para conhecer o meu novo projeto:
IT Certification: É a primeira rede social voltada para Certificação de TI. O objetivo é compartilhar material, dicas e video aulas sobre as principais certificações mundiais. Escolha a sua certificação e venha crescer com a gente.
A ideia da rede surgiu depois de pesquisar bastante sobre material de ti e certificações, e resolvi criar um local onde todos possam criar e compartilhar seu materiais,seja video aulas, apresentações, mapas mentais ou flashcards em português e inglês.
http://www.itcertification.com.br/ -Social network for it certification
Um Abraço a todos

Winfred
62

Ola Rafael,
Gostei muito do seu artigo. Gostaria se for possível algumas dicas sobre o mercado do trabalho hoje, suas exigências e qualificações.
Sou formado em Ciência da Computação, trabalho hoje numa grande empresa de Telecomunicações. A minha atuação nesta empresa em na área de desenvolvimento, mas não estou gostando muito de continuar trabalhar nesta área. Estou pensando fazer algumas certificações que possam abrir mais caminhos em outras áreas de TI/Telecomunições. Sou fluente em Inglês, penso sair e trabalhar numa empresa multinacional depois de fazer pos/certificações. O que você me indicaria de fazer ou como está o mercado atual em relação cursos e certificações.
Obrigado

Rafael Timbó
63

Olá Winfred,
Se você já tem formação em Ciência da Computação e é fluente em Inglês já tem bastante caminho andado. Agora é se especializar em alguma ferramenta ou linguagem.
Existem MUITAS vagas para profissionais fluentes em outros idiomas. Recomendo dar uma olhada na quantidade de vagas em aberto no site http://www.monster.com.br.
Você conseguirá uma colocação aqui mesmo no Brasil em empresas multinacionais com certeza!
Sucesso.

Jackson Luiz
64

Faço Redes de Computadores, estou na dúvida se tiro uma certificação Linux.
Em que essa certificação ira me ajudar?

Rafael Timbó
65

Olá Jackson,
Se já está fazendo graduação em Redes de Computadores e pretende atuar na área, pode investir PESADO em certificações linux.
A plataforma Linux é amplamente utilizada, principalmente em ambientes de alta complexidade. Desta forma, você poderá se especializar em Linux.
E mesmo que se especialize em outras plataformas de sistema operacional (Microsoft windows ou outras), ter conhecimento em Linux será sempre um diferencial.
Boa sorte e sucesso!

Jackson Luiz
66

Gostaria de saber se você conhece os curso da Linux Force, estou pensando em fazer o curso de Adm. d Redes Linux. O que você acha?
Parabéns!!!

Rafael Timbó
67

Olá Jackson,
Infelizmente não conheço e não tenho como recomendar.
Mas visite o local, converse com outras pessoas que fizeram curso no mesmo local e se sentir seguro siga em frente!
Boa Sorte!

Marcelo Claro
68

Ola Rafael,
Parabéns pelo post, muito bom mesmo estava procurando algumas informações sobre Certificações e estas são realmente muito interessantes.
Estou cursando Engenharia da Computação, e não sei por onde começar nas certificações, tem como saber quais certificações tirar pra se especializar?

Wallyson
69

Olá Rafael,
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo artigo pois foi muito útil para que eu pudesse entender sobre certificações, Amigo eu estou iniciando no CURSO DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e ouvir muito falar em certificação e vim procurar o que era e como funcionava, bem gostaria de saber de vc, como ja vc tem uma boa experiencia por qual certificação deveria começar ou qual está em alta no mercado nos dia de hj??? desde ja agradeço.

Marco
70

Excelente artigo! Realmente se o profissional quiser se destacar no mercado e perante a concorrência, conquistar a Certificação Microsoft é extremamente importante! No meu blog tem todas informações e treinamentos para quem deseja conquistar a tão sonhada Certificação Microsoft!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!