Emerson Network Power apresenta tecnologia inovadora para climatização de servidores em data centers

Com o rápido aumento dos custos de energia, é cada vez mais importante reduzir o consumo energético em sistemas de climatização de data centers e garantir a climatização confiável em ambientes de TI de alta densidade. Para atender essa necessidade, a Emerson Network Power, uma unidade de negócios da Emerson (NYSE: EMR) e líder global em Business-Critical Continuity™, apresenta o sistema de climatização de servidores Liebert XDS, uma tecnologia inovadora de climatização direta para servidores, que oferece flexibilidade, confiabilidade e eficiência para sistemas de TI de alta densidade.

O Liebert XDS utiliza uma tecnologia revolucionária, que elimina o sistema de climatização e ventiladores do servidor, levando a climatização em gás refrigerante diretamente para o servidor. O resultado é um sistema silencioso e muito eficiente, que aumenta o desempenho das melhores soluções de climatização do mercado.

“O Liebert XDS é um grande passo para a evolução da climatização em data centers, pois agora está no ponto gerador do calor – o servidor”, diz Steve Madara, vice-presidente e gerente geral da unidade de climatização de precisão Liebert da Emerson Network Power nos Estados Unidos. “O calor é interrompido na fonte para impedir que ele passe para a sala através do rack. Isso diminui muito a energia necessária para climatização de data centers. Além disso, a energia total consumida para essa finalidade pode cair para um patamar menor do que o consumo energético dos ventiladores no servidor.”

“Como isso, o Liebert XDS pode simplificar muito o layout dos data centers”, diz Madara. “Com a eliminação dos ventiladores, os administradores de data centers não precisam mais se preocupar com o gerenciamento do fluxo de ar ou o uso de uma configuração de corredor quente/frio”.

A Emerson Network Power lidera a indústria de climatização de alta densidade desde 2003, quando lançou o sistema Liebert XD, que trouxe climatização de alta eficiência para os racks. Mais recentemente, a empresa lançou o primeiro confinamento inteligente de corredor frio e, em 2009, lançou o trocador de calor para porta traseira do rack, o Liebert XDR, que eliminou os ventiladores do sistema de climatização, utilizando os ventiladores do servidor para criar um fluxo de ar dentro do rack. Agora, com o Liebert XDS, os ventiladores do servidor e das unidades de refrigeração são desnecessários.

O Liebert XDS é um rack padrão, equipado com uma tecnologia patenteada de placa fria para climatização de servidores produzida pela Clustered Systems, parceira de tecnologia da Emerson. As placas de refrigeração são configuradas para usar agentes de refrigeração fornecidos pela unidade de bombeamento Liebert XDP.

O calor gerado pelos servidores é transferido para o rack, depois para o material de interface térmica que forra o gabinete e, por fim, para uma placa de refrigeração que usa uma microtubulação com agentes de refrigeração para absorver o calor, eliminando a necessidade de transferir o ar do rack para o data center. O sistema tem capacidade de refrigeração até 40kW e economiza cerca de 80% em relação aos custos do sistema de climatização ambiente.

Em testes recentemente realizados pela Lawrence Berkeley National Labs, o Liebert XDS foi classificado como a solução energética mais eficiente de todos os sistemas testados, vencendo o evento Chill-Off 2. Organizado pelo Data Center Pulse e patrocinado pelo Silicon Valley Leadership Group, o evento testou a eficiência energética de produtos de climatização no mesmo ambiente de data centers.

Os resultados do teste da Lawrence Berkeley mostram que o Liebert XDS usa muito menos energia do que os sistemas de climatização atualmente em uso. Baseado em seu desempenho no teste, a eficiência energética aumentou 14% comparado com os outros produtos que participaram do teste. Na verdade, a quantidade de energia economizada ao eliminar os ventiladores do servidor pode ser maior do que a energia usada para abastecer o Liebert XDS.

Os resultados do teste apontam quatro grandes vantagens de eficiência energética do Liebert XDS.

A energia é economizada porque os ventiladores do servidor podem ser removidos.
Os ventiladores para exaustão do ar quente para os trocadores de calor são eliminados.

A energia de bombeamento dos fluidos de climatização no rack é minimizada porque a queda da pressão do refrigerante líquido é menor do que a da água.

“A solução altamente eficiente Liebert XDS é perfeita para ambientes de alta densidade e ideal para os administradores de data center, que estão atualizando os sistemas Liebert XD, consolidando seus sistemas ou criando novos data centers”, diz Madara. “A solução consome menos energia do que quando se utiliza 100% de free-cooling, sem qualquer risco de restringir o horário de funcionamento”.

O Liebert XDS faz parte do sistema modular Liebert XD, um conjunto de soluções baseados em bombeamento de agentes de refrigeração e eficiência energética para apoiar com flexibilidade racks com alta densidade de calor. Ao contrário de outros sistemas refrigerados a base de líquidos, não houve mudanças ou dificuldades para acessar os componentes da unidade. Ele utiliza servidores padrão de 1U com alterações nos trocadores de calor e ainda permite que os servidores sejam removidos facilmente, sem conexões complicadas. O Liebert XDS está disponível nas versões 42U e 45U com slots de servidor de 35 e 36 1U e placas de refrigeração projetadas para cada slot. Uma única conexão do rack com o sistema de climatização suporta as placas de refrigeração de todos os servidores internos.

Para mais informações sobre o Liebert XDS ou outras tecnologias da Liebert e serviços da Emerson Network Power, acesse www.emersonnetworkpower.com.br

Para mais informações, acesse: www.Liebert.com.br ou www.EmersonNetworkPower.com.br

Fonte: IMS Brasil

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!