Oracle University reforça sua importância para a formação no mercado de TI

A Oracle University, divisão educacional da empresa presente em mais de 86 países, oferece como parte das suas soluções cursos baseados em todo o portfólio das tecnologias da Oracle, como banco de dados, Middleware, Aplicativos, Sistemas (servidores e storage), Java e sistema operacional Solaris. Além disso, desenvolve programas de capacitação, realizados por meio de parceiros e convênios com universidades, com o intuito de aumentar a mão de obra qualificada nas tecnologias Oracle no País.

Com o apoio da Oracle University, hoje existem mais de 1,3 milhão de profissionais certificados em todo o mundo. No Brasil estima-se que existam aproximadamente 100 mil desenvolvedores e programadores especiliazados em Java, por exemplo.

Atualmente a Oracle provê materiais, treinamento aos professores e recursos tecnológicos para aproximadamente 34 entidades de ensino no País, totalizando 3.500 estudantes beneficiados por meio do programa durante o ano-calendário 2010.

Como parte das ações da Oracle University para atingir cada vez mais estudantes, a área também conta com o programa de Educação Massiva ou o Workforce Development Program (WDP), o qual tem como principal objetivo apoiar estudantes e graduados a terem acesso às tecnologias da Oracle, bem como incrementar seus currículos e aumentar sua empregabilidade. O programa tem gerado um efeito multiplicador, levando ao mercado de trabalho profissionais de Tecnologia da Informação treinados, certificados e especializados em produtos Oracle.

O WDP no Brasil tem registrado um crescimento significativo. Do ano fiscal 2008 até o 2009, o programa atingiu o índice de 97%, por conta principalmente da oferta de um curso básico voltado para o aplicativo empresarial Oracle E-Business Suite pelo Veris – IBTA, uma faculdade do Grupo IBMEC.

Já o programa Oracle Academy realiza parcerias com diversas universidades e disponibiliza os recursos de software da Oracle e materiais para cursos de TI e negócios. Além de incrementar as grades curriculares, esses recursos permitem aos estudantes e professores universitários o acesso às últimas inovações tecnológicas disponíveis no mercado. O programa atende cerca de 24 mil estudantes de 72 instituições associadas.

Com estas iniciativas , a Oracle University ajuda a elevar a quantidade e a qualidade de profissionais especializados para atender à crescente demanda de empregabilidade no mercado de TI.

Fonte: Agência Ideal – Comunicação sob Medida

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!