Os segredos das grandes realizações na Web – Pesquisa de Mercado (Parte 01)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Pesquisa de Mercado – Um exemplo simples.

Quero primeiro agradecer aos leitores dos artigos que produzo. Pessoas em busca de conhecimento que eu acabo tendo a oportunidade de ajudar com o pouco que sei. Lembrando que essa série de artigos foi criada justamente para isso: distribuir conhecimento. Para chegar até aqui foi feita uma pequena pesquisa de “Mercado”, de modo simples. Vou relatar o que fiz.

1 – A busca – Observei que faltava uma série de artigos abrangente sobre um determinado tema.

2 – A idéia – Surgiu uma pergunta… Porque ninguém fez isso, ou se fez, porque não tenta espalhar rede a fora?

3 – Decisão – Eu posso dedicar uma parte do meu tempo e fazer isso.

4 – A pesquisa – Pude ver que muitos autores dedicavam-se apenas a TI, outros somente a Marketing e outros em Administração, por fim como Gerente de Projetos acostumado a trabalhar com todas as pessoas que dominam essas distintas áreas, adquiri conhecimento amplo, o que me possibilita distribuí-lo com certeza de que posso ajudar pessoas. Logo também percebi que as buscas eram feitas em grande parte sobre os três temas (TI, ADM e Marketing), também descobri que a maior parte dos interessados estava na classe de novos empreendedores ou, empreendedores com projetos em fase de desenvolvimento. Então concluí que – se procuram algo é porque consideram que alguém o tenha para passar – se não encontram é porque é um segredo ou quase isso – a minha área de atuação é Web e também as pesquisas apontam para essa área – todos buscam no fim é a realização de seus projetos, então, tive a idéia da série – Os segredos das grandes Realizações na Web.

5 – O impulso – Fiz todo o dever de casa, agora faltava a prova real… colocar a mão na massa. Comecei a pesquisar sobre quais temas dentro dessas áreas desejariam inicialmente, já que, se não se chama a atenção no início não se pode mensurar ou imaginar o sucesso do projeto.

6 – A escolha – Comecei a escolher os portais para quais divulgar meus Artigos – onde buscam mais? Onde se concentram esses tantos que quero atingir com essas informações?

7 –  O resultado – Sim, somente após esses passos, depois de divulgar o conteúdo já desenvolvido e começar a fazer alguns esforços de marketing simples e gratuito em redes sociais é que o retorno veio, não falo de dinheiro, pois em nada financeiramente isso me beneficiou, o retorno que falo aqui é a visibilidade, é o prazer de ajudar, a capacidade de compreender as necessidades alheias quando buscam a realização de seus sonhos. Fazer parte disso, fazer parte do conhecimento que uma pessoa leva pela vida toda, mesmo que uma pequena parte dele, isso já me faz FELIZ. Claro que eu não reclamo se gerar frutos financeiros (risos).

No próximo artigo sobre Pesquisa de Mercado vou abordar o assunto de forma mais profissional, algo mais consistente Esse foi apenas um ensaio que serve para abrir a mente e perceber que o complexo pode tornar-se simples, e quem faz isso é você.


Até a próxima.

Não se esqueça de enviar assuntos para meu e-mail de contato ([email protected]), terei prazer em fazer um Artigo sobre o assunto desejado.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luiz Castro Junior

Mais artigos deste autor »

Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">