8 de fevereiro – Dia mundial da internet segura

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O Dia da Internet Segura é uma iniciativa da INSAFE, rede européia dedicadas à promoção do uso seguro da internet. A campanha mobiliza mais de 65 países para propagar o uso seguro da internet.

No Brasil, as ações do evento são promovidas pela SaferNet Brasil, Polícia Federal e Ministério Público Federal. O tema da campanha para este ano é “Estar online é mais que um jogo, é a sua vida”, uma alusão aos jogos online e a propagação das redes sociais.

Para marcar a semana de campanha em prol da internet mais segura, a Interage, desenvolvedora de soluções para segurança da informação, faz a sua parte e dá dicas de como evitar que seu filho seja vítima dos perigos da rede.

  • Eleja com o seu filho uma lista de amigos que ele poderá conversar na internet;
  • Reserve um tempo para navegar com o seu filho na rede, pois além de aproximá-los, você poderá conferir os sites que ele visita;
  • Tenha o controle das conversações para evitar que o seu filho seja vítima das pessoas mal intencionadas que circulam na rede. Hoje já existem softwares que realizam esse tipo de função. Um deles é o Trevio, desenvolvido pela Interage, que faz o monitoramento e o bloqueio dos comunicadores instantâneos, como o MSN, para facilitar o controle dos pais;
  • Oriente seu filho para não preencher informações estritamente pessoais como telefone, endereço de casa e colégio, nas redes sociais. Tais informações podem servir de dicas para sequestros ou ainda torná-lo vítima da ação de pedófilos, que poderão utilizar os dados para encontrá-lo facilmente.

Proibir não é a solução

De acordo uma pesquisa realizada em mais de 11 países, pela britânica Sue Palmer, as etapas naturais de desenvolvimento das crianças estão sendo substituídas rapidamente pelas conquistas digitais. As informações, divulgadas pelo jornal Daily Mail, mostram que 23% das crianças conseguem fazer uma ligação em um celular e 25% conseguem navegar facilmente por sites na internet.  Por isso, proibir as crianças de navegar na rede não é a solução mais adequada para os dias de hoje, em que a tecnologia está em cada detalhe da nossa vida.  O diálogo aberto é, como sempre, a melhor e mais eficaz das formas de proteção.

Essas e outras dicas você confere em nosso blog: http://interage-seguranca.blogspot.com

Fonte: Assessora de comunicação – Interage S.A

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">