Gartner identifica o Cloud Computing como prioridade dos CIOs em 2011

Para auxiliar o crescimento e competitividade das companhias ao redor do mundo, o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia e supply chain, divulga globalmente as tecnologias e tendências de negócios detectadas pelos CIOs. A pesquisa, que deu origem ao relatório entitulado “Reimagining IT: The 2011 CIO Agenda”, foi realizada entre setembro e dezembro de 2010, com os principais executivos das áreas de TI de 2014 companhias dos setores corporativo e público, em 50 países. Ao todo, estas empresas apresentam faturamento mundial de US$ 160 bilhões.

Entre as maiores prioridades nos negócios, ao todo dez, os executivos elegeram, nesta ordem: crescimento da empresa, atrair e reter novos clientes, redução de custos, criação de novos produtos e serviços (inovação), melhoria de processos de negócios, implementação e atualização de aplicativos de negócios, melhoria das infraestrutura técnica, eficiência da empresa, operações e continuidade do negócio de risco e segurança. Já as dez prioridades tecnológicas são: Cloud Computing, Virtualização, Tecnologias Móveis, Gerenciamento de TI, Business Inteligence (BI), Rede de voz e comunicação de dados, Aplicações Corporativas, Tecnologias Colaborativas, Infraestrutura e Web 2.0.

Neste panorama, os CIOs esperam adotar os serviços na nuvem de dados de forma mais rápida que o esperado. Atualmente, 3% das corporações possuem a maioria da sua TI no Cloud Computing. Porém, ao longo de quatro anos, os CIOs acreditam que este número aumente para 43%.

“A realidade demonstrada no relatório do Gartner traz à tona a urgência e a importância de se adotar uma nova infraestrutura e operações tecnológicas, principalmente baseadas em serviços de Cloud Computing e virtualização. Por este motivo, ambas as tecnologias foram destacadas pelos CIOs como prioridade para 2011, até mesmo porque são meios viáveis em prol da redução de custos em TI”, explica a vice-presidente do Programa Executivo do Gartner para a Amélica Latina, Ione de Almeida Coco.

Para obter mais informações, visite www.gartner.com.

Fonte: PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa e Comunicação do Gartner

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!