Integração entre F5 Networks e Oracle aumenta proteção a banco de dados na nuvem

A F5 Networks, líder em soluções de ADN (Application Delivery Networking) – tecnologia que garante a entrega de aplicações rodando em ambiente Web –, anuncia a integração entre o F5® BIG-IP® Application Security Manager™ (ASM™) e o Oracle Database Firewall. “O objetivo desta integração é garantir a performance, consistência e segurança de aplicações baseadas em Oracle rodando em ambiente distribuído”, ressalta André Mello, diretor geral da F5 Networks Brasil. Esta integração proporciona aos usuários F5 maior proteção contra SQL Injection, além de oferecer, a usuários Oracle, recursos de geração de relatórios com informações forenses sobre ataques de SQL Injection.

De acordo com Andy Bailey, VP sênior de Alianças e Canais da Oracle, a F5 fornece uma suíte de tecnologias personalizadas para suportar implementações de Bancos de Dados Oracle. “A integração do BIG-IP Application Security Manager da F5 ao Oracle Database Firewall traz para os clientes soluções de valor agregado baseadas nos produtos Oracle”, declara.

Proteção a aplicações Oracle em ambiente Web

À medida que os clientes corporativos implementam mais aplicações de banco de dados baseadas na Web, os administradores de TI continuam a enfrentar o desafio de proteger ambientes de aplicação e de banco de dados contra ameaças como ataques SQL Injection e Cross-site scripting. Usando as soluções F5/Oracle, os clientes agora podem se beneficiar com maior proteção para aplicações de banco de dados baseadas na Web.

“As aplicações Web estão se tornando rapidamente o vetor de ameaças mais comum que os hackers de hoje visam explorar; aplicações como Facebook e Twitter são os alvos preferidos, mas há milhares de aplicações Web que estão desprotegidas e representam um risco significativo”, destaca Jeff Wilson, Analista Chefe de Segurança de Rede da Infonetics Research. “Embora existam muitos produtos disponíveis que tratam da segurança das aplicações Web, as soluções que integram firmemente a segurança do banco de dados são relativamente escassas. Com este anúncio, F5 e Oracle estão oferecendo uma solução inovadora que traz benefícios significativos para os clientes que têm em comum”.

Os destaques das soluções F5 e Oracle são:

  • Maior Proteção contra SQL Injection para clientes da F5 – O Oracle Database Firewall, parte do abrangente portfólio de soluções de segurança de banco de dados da Oracle, monitora o tráfego do banco de dados das aplicações para detectar e bloquear injeção de SQL, escala de privilégios ou roles, e outros ataques externos e internos. Ele usa uma abordagem inovadora de análise de gramática SQL que oferece precisão e escalabilidade sem precedentes. Empregando políticas predefinidas, o Oracle Database Firewall toma as medidas apropriadas, ajudando a eliminar falsos positivos que consomem muito tempo e dinheiro. Quando o BIG-IP ASM detecta um ataque de injeção SQL, ele avisa o Oracle Database Firewall sobre a ameaça.
  • Relatórios correlacionados para informações forenses mais elaboradas – Alavanca os recursos flexíveis do iRules® da F5, o BIG-IP ASM envia informações sobre a identidade do usuário da aplicação Web e da sessão, como endereço IP, hora, etc. para o Oracle Database Firewall. Quando notificado pelo BIG-IP ASM sobre um ataque de injeção SQL, o Oracle Database Firewall registra este evento utilizando todas as informações adicionais sobre a identidade do usuário, sua origem, e assim por diante, e as correlaciona com sua própria aplicação de políticas, capacitando as equipes de TI a identificar as tendências com maior precisão e a reagir mais rapidamente a um ataque.

As soluções da F5 servem como pontos estratégicos de controle, permitindo aos clientes adicionar com facilidade serviços de segurança, otimização, e disponibilidade à medida que ampliam sua infraestrutura global de TI. “Nossas iniciativas em parceria com a Oracle ajudam a estender os recursos de nossas soluções e a entregar maior valor aos nossos clientes em comum”, finaliza Mello.

Mais informações: www.f5networks.com.br.

Fonte: Gad Comunicação

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!