UNISAL em prol da evolução da TV Digital no Brasil

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), criado pelo governo federal e atualmente incubado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tem como foco desenvolver a competência nacional para inovação em comunicações digitais. Para isso, conta com mais de 600 entidades acadêmicas, que colaboram com pesquisa e desenvolvimento para a evolução digital do país.

Com o objetivo de criar tecnologias em prol da evolução do SBTVD – Sistema Brasileiro de TV Digital  -, o CTIC enviou carta convite para algumas instituições, cujo foco está no desenvolvimento de uma plataforma de dados, como padrão para TV digital no Brasil.  O UNISAL, com outras três Instituições, Mackenzie, Unicamp, UFPA – Universidade Federal do Pará, aceitaram o desafio e estão  à frente do desenvolvimento do novo sistema. Participam do projeto professores mestres e doutores especialistas, alunos de iniciação científica e de TCC, estágios e ex-alunos dos centros universitários dos cursos de Telecomunicações, Administração, Automação e Controle e Ciência da Computação.

O estudo e projeto como um todo têm como base contribuir para os avanços do SBTVD no aprimoramento dos sistemas de transmissão e recepção do sinal digital, melhoria da qualidade na codificação de sinais fonte, além do desenvolvimento da interatividade e da tecnologia de acesso.

Sobre a proposta da plataforma a ser desenvolvida durante o projeto, o Coordenador da Equipe UNISAL, Prof. Dr. Vicente Idalberto Becerra Sablón, explica: “A ferramenta em questão deverá ser capaz de coletar amostras de sinais, detectar nível de qualidade da imagem, relação sinal-ruído, taxa de transmissão, entre outros parâmetros que irão auxiliar em um diagnóstico da qualidade do sinal, da instalação e do canal de transmissão. A coleta de dados será feita por amostragem durante o período em que o telespectador estiver sintonizando determinada frequência UHF (Ultra High Frequency) e esses dados poderão ser enviados para um servidor remoto via internet. As informações coletadas poderão ser utilizadas como resposta em tempo real para qualquer ajuste na transmissão, auxiliando desta forma no desenvolvimento e implantação do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital)”.

Ao participar do projeto, O UNISAL ganhou a instalação de um laboratório de pesquisa, obteve a qualificação dos docentes envolvidos em tecnologias de TVD, além de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos na comunidade acadêmica brasileira, já que o projeto envolveu centros universitários que são referência no desenvolvimento de conhecimento no país.

Criada em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a RNP atualmente integra cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa no país. O apoio financeiro vem dor órgãos CTI/RNP/MCT, que também irão definir quais as emissoras que entram com o projeto piloto em breve.

Para mais informações, acesse: www.unisal.br

Fonte: NB Press Comunicação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">