Windows 7: aumentando ou diminuindo o tamanho de uma partição

Sempre quando eu vou instalar um sistema operacional em uma máquina, formato o HD e crio 2 partições: uma para o Sistema Operacional e programas e outra para arquivos pessoais, arquivos de download, músicas e outros. Assim, caso haja um problema que me obrigue formatar o disco novamente, eu formato apenas a partição do Sistema Operacional e não perco os meus arquivos.

Mas e quando sobra espaço em uma partição e falta em outra?

No Windows 7 é possível modificar o tamanho de uma partição do seu disco rígido utilizando o gerenciador de disco. O procedimento é muito simples, veja:

Para modificar o tamanho de uma partição do seu disco rígido no Windows 7 é necessário que você tenha privilégios de administrador do sistema.

Para começar, digite “diskmgmt.msc” (sem aspas) no campo de buscas do menu iniciar e pressione “Enter”.

Para diminuir o volume:

Agora, clique com o botão direito sobre o disco que deseja alterar o tamanho e escolha a opção “Diminuir Volume”. O Windows irá analisar o volume que pode ser reduzido. Esse procedimento pode demorar um pouco.

Após essa análise, o Windows apresentará o tamanho total do disco e o quanto você pode reduzir. Digite o espaço que deseja diminuir em MB e clique em “Diminuir” para concluir.

Para aumentar o volume:

Clique com o botão direito sobre o disco que você deseja aumentar o espaço de armazenamento e selecione a opção “Estender Volume”. Essa opção só estará disponível se houver espaço não alocado no HD.

Na caixa de diálogo, selecione o disco que você quer aumentar o tamanho. Digite o valor que você quer aumentar e clique em “Avançar”.

Na tela seguinte, confira as informações, clique em “Concluir” e aguarde o processamento que pode demorar um tempo.

Veja como ativar a conta do administrador do windows 7

Fonte: 72DPI / Referência: Baixaki

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!