Aplicação de Data Mining em Games

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Data Mining é amplamente usado pelas grandes corporações para direcionar seus negócios corretamente, porém, tabém pode se estender aos games.

Já ouviu o termo Data Mining?

Data Mining é a ciência, a arte, de pegar um monte de dados e tirar informações relevantes. Ficou na mesma?

Pense assim: um dado é um valor, uma parcela de informação. “Está chovendo”, ‘121″ e “falso” são exemplos de dados. Eles te ajudam em alguma coisa? Não. E se eu juntar dados e combina-los? “Está chovendo em todo o país, mas no Rio de Janeiro está acontecendo desmoronamentos” esse é um exemplo de informação. Dados foram combinados, extraídos juntos, descobertos para levar alguma informação que seja útil. Talvez saber a situação do Rio de Janeiro não lhe seja de grande valor, mas pode ser para outra pessoa que talvez pretendia viajar para lá.

Fixando: usando de Data Mining, você pega uma base de dados e procura padrões, uniões, informações relevantes dentre os dados.

Ah tá…isso é importante?

Vou te dar um exemplo: Uma empresa aposta em vender músicas por streaming. Mas deixar as músicas lá largadas não ia atrair algum cliente. Então ela criou um tipo de rede social para as pessoas participarem, e ocasionalmente comprarem as músicas. Mas ofertas de uma banda X eram direcionadas para pessoas que não gostavam dela, o que fez com que essas pessoas saíssem da rede e não comprassem.

E então ela resolveu mudar sua estratégia: guardava todos os dados que podia sobre os usuários, como as músicas que ouvia, as bandas favoritas, o que costumava comprar, o que os amigos ouviam também, e assim tinha um banco enorme com dados dos usuários. Mas dados soltos não levavam a lugar nenhum, então eles começaram a maneirar, a peneirar os dados e achar padrões e estatísticas.

Sabendo que  uma boa parcela das pessoas que ouviam a banda X também gostavam da banda Y a empresa pode direcionar propagandas sobre a Y para as pessoas que apreciavam a X.

Mas esse é só um exemplo, não estou falando de uma empresa em especial, poderia ser uma empresa do setor automotivo, como costumam ser os exemplos dos professores nas universidades.

Essas informações então são usadas para Business Intelligence.

Então eu olho pros dados e já sei a informação e o que fazer com ela?

Não é tão simples. Professores-universitários-que-citam-exemplos-de-empresas-do-ramo-automotivo costumam lembrar que o fluxo de dados é enorme, e que podem guardar os dados durante anos e anos até começar a ter o suficiente para analisar.

Mas eu não vim aqui para te ensinar BI. Tanto porque não é a minha especialidade, mas o que eu vim te dizer é o uso dessa técnica para o mundo dos games.

Com BI você pode entender que pontos positivos e negativos tem se repetido nos jogos. Jogos que tinham X números de fases eram mais bem aceitos pelo público, ou os jogadores gastam em média Y horas em fases do tipo Z, e metade deles abandona o jogo depois, e outros dados estatísticos. Analisando os dados é possível descobrir onde aperfeiçoar e o que descartar.

Se você trabalha com jogos, fica a dica de tentar captar e aproveitar ao máximo os dados advindos dos jogadores de seu game. Se você é apenas um jogad0r, há grande chance de neste momento vários de seus dados estarem sendo recolhidos pela empresa que fabricou o game que você tanto gosta.

Mas fique tranquilo. Qual a empresa que não faz isso hoje em dia?! Não é mesmo Google, Facebook, Twitter?! :)

Postado originalmente por MayogaX em HardLevel

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

MayogaX

Mais artigos deste autor »

Priscila Mayumi, também conhecida por MayogaX, é graduada em Análise de Sistemas, uma programadora e interessada em Data Science. Também é Microsoft Technical Audience Contributor.


1 Comentários

Anderson bueno
1

Nossa, que falta absurda de foco!!!
O titulo era sobre data mining em games, mas o artigo foi inteiro sobre O que é data mining!!!

Recomendo que qndo for falar sobre a aplicação prática e especifica de um conceito (no caso, o conceito data mining), foque apenas nessa especificacao (games) e no maximo dê um paragrafo para explicar superficialmente do que se trata o conceito (add a link tb, pro wikipedia talvez). E não o inverso!

Vc escreve bem, mas so perdeu o foco totalmente neste artigo. Eu realmente estava interessado em entender um pouco mais como o DM poderia ser aplicado em games…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">