Blogosfera Brasil, uma rede social para blogueiros

As redes sociais já fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas que utilizam a internet. Orkut, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras, são utilizadas tanto para uso pessoal quanto profissional.

Uma nova tendencia são as redes sociais segmentadas, ou seja, redes que tratam de um assunto específico. Na web já encontramos, por exemplo, redes sobre casamento, livros, vinhos, cinema, moda, marcas, geeks, etc. Então, seguindo esta tendência, resolvi criar uma rede social voltada para os blogueiros.

Blogosfera Brasil - A Rede Social dos BlogueirosA Blogosfera Brasil é um novo ponto de encontro para que os blogueiros possam trocar informações, fazer novos contatos, divulgar trabalhos, promover eventos, enfim, é um ambiente de integração descontraído que valoriza a criatividade, a amizade e o respeito entre os participantes, tudo isso com o intuito de promover o conhecimento coletivo.

A rede foi construída com base no WordPress, no modo multisite, em conjunto com o plugin de redes sociais BuddyPress, além disso outros plugins foram incorporados ao projeto para oferecer novas funcionalidades. Com isso, já é possível criar grupos, tópicos nos fóruns, posts, editar o perfil, interagir com outros membros e ter o próprio blog na rede. Outras funcionalidades serão implementadas em breve, como por exemplo o envio de conteúdo multimídia.

Quem quiser pode acompanhar as novidades da Blogosfera Brasil através do Twitter, Facebook , Orkut e também pelo grupo oficial da rede.

Espero que a Blogosfera Brasil possa ajudar a todos que têm ou que pretendem ter um blog.

Gostaria de agradecer a equipe do Profissionais TI por ter permitido a divulgação deste novo projeto. Os leitores do PTI serão muito bem-vindos à Blogosfera Brasil!

Rodrigo Ribeiro Neto

Mais artigos deste autor »

Rodrigo R. Neto é instrutor de informática, criador dos blogs Informação Virtual e Blogosfera Brasil, ambos desenvolvidos na plataforma de blogs WordPress. Interessa-se por assuntos ligados a informática, astronomia, fotografia, cinema, cultura, turismo, tecnologia, design, publicidade e internet.


2 Comentários

Bitetti
1

Olha, entrei todo animado e feliz. + parece que falta algo. Descepcionei muito.
Primeiro apesar de eu cadastrar meu blog ele não se propõe a carregar o feed dele e integrar ao meu perfil, coisa que se espera de uma rede de blogueiros, afinal não vou ter um trabalho dobrado de duplicar minhas postagens.
Infelismente teremos centenas dessas redes sociais, todas iguais, já q WP se popularizou.
Valorizar as ideias é bom, mas a execução pode por toda uma boa ideia a perder.
Na hora que instalarem um plugin que use os dados do meu blog eu vouto nessa rede. (uso Blogger e não abro)

Rodrigo R. Neto
2

Olá Bitetti,
Uma pena você ter se decepcionado com a Blogosfera Brasil, apesar de eu não ter visto nenhuma dúvida ou sugestão sua postada por lá.
Bom, talvez você não tenha ficado tempo suficiente para entender que o objetivo da rede é compartilhar conhecimento e fazer novos contatos, e não ser um agregador de conteúdo, como são, por exemplo, o Ocioso ou a Colmeia. Mas tudo bem, outras pessoas já entenderam isso e estão aproveitando bastante o espaço.
De qualquer forma, obrigado pelo comentário, pois críticas são excelentes matérias-primas para evoluirmos e construirmos algo melhor!
A Blogosfera Brasil continua aberta e você será muito bem-vindo quando quiser voltar!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!