Dica: agilidade ao abrir sessão remota via MSTSC

Quem necessita administrar ou simplesmente acessar muitos computadores remotamente via Microsoft Terminal Server Connection (MSTSC), certamente já tem uma lista enorme de IPs/nomes na dropbox do cliente MSTSC, tendo que abrir (via executar>mstsc ou menu iniciar) e procurar na lista o computador que deseja acessar.

1. O que é o MSTSC?

Resumidamente, o MSTSC é um comando do Windows usado para executar a Área de Trabalho Remota (RDP – Remote Desktop Connection).

O RDP permite ter acesso a uma área de trabalho remotamente, permitindo usar outro computador como se estivesse fisicamente na frente dele.

2. Como tornar mais ágil a abertura de sessão remota

A dica é usar o parâmetro de linha de comando “/v:<computador>” do MSTSC diretamente no “Executar“.

Exemplificando, seja o nome do computador remoto “pcrem“, use o comando no “Executar”:

mstsc /v:pcrem

Ou use o IP, como por exemplo:

mstsc /v:192.168.0.150

Existem, ainda, outros parâmetros que podem ser úteis (veja executando “mstsc /?”):

MSTSC [] [/v:] [/admin] [/f[ullscreen]] [/w: /h:] [/public] | [/span] [/multimon] [/migrate] [/edit "arquivo de conexão"]

"arquivo de conexão" -- Especifica o nome de um arquivo .RDP para a conexão.
/v: -- Especifica o computador remoto ao qual você deseja se conectar.
/admin -- Conecta você à sessão para a administração de um servidor.
/f -- Inicia a Área de Trabalho Remota no modo de tela inteira.
/w: -- Especifica a largura da janela Área de Trabalho Remota.
/h: -- Especifica a altura da janela Área de Trabalho Remota.
/public -- Executa a Área de Trabalho Remota no modo público.
/span -- Corresponde a altura e largura da área de trabalho remota à área de trabalho virtual local, expandindo para vários monitores, se necessário. Para expandir entre monitores, eles devem estar organizados para formar um retângulo.
/multimon -- Configura o layout do monitor da sessão de área de trabalho remota de forma idêntica à configuração atual do lado do cliente.
/edit -- Abre o arquivo de conexão .RDP especificado para edição.
/migrate -- Migra arquivos de conexão herdados criados com o Gerenciador de Conexões de Clientes para os novos arquivos de conexão .RDP.

Dúvidas ou sugestões? Comentem!


12 Comentários

Guilherme
4

Veja se me ajuda! Tenho vários usuarios que acessam o mesmo computador remoto de suas respectivas estações. Só que se eu estiver conectado, na hora que o outro conecta a minha conexão cai, pois suporta somente uma conexão ao computador. Gostaria de saber como faço para ter mais uma pessoa conectada ao mesmo computador sem cair a conexão? Existe essa possibilidade?

Leonardo Metelys
7

Estou usando o Remote Desktop Connection para uma aplicação web que monitora atividades.
O remote desktop connection depois de um tempo trava a máquina e você precisa fazer login de novo para destravar. Queria evitar que isso ocorresse.
tem como configurar o remote desktop connection para não travar a máquina automaticamente depois de um tempo?
Te agradeço a ajuda.

Fabio Alves
8

Olá gostaria de saber se existe a possibilidade de negar uma conexão que esteja sendo feita com o “/admin”
Queria configurar para que a pessoa conectasse de forma comum, e caso ela tente usar o parametro /admin, o servidor negar essa conexão.
Se puder me dar alguma sujestão fico muito agradecido.

Italo Ferreira
9

Gostaria de saber onde habilito a opção para o cliente que esta recebendo a conexão remota posa acompanhar sem ficar tela preta.

Marciel
10

Olá,
Qual a diferença entre usar a conexão direta ao server via mstsc carregando a área de trabalho do usuário na tela e um atalho RDP para executar diretamente uma aplicação para carga de um sistema? Qual tipo de acesso terá melhor desempenho?

George
11

Uso dois monitores e noa consigo mover livremente uma tela da área remota de um monitor p outro. Já tentei o /scan, o /multinom e /v: -ip- , e nao deu certo.

francisco fernandes
12

Tenho um servidor com windows 2012 server, minha dúvida é como fazer que certos programas, como antivirus, impressora de pdf, e outros não abram um monte de vez, tipo cada usuario que conecta pelo terminal service abre um aplicativo desses consumindo minha memoria.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!