Nova ferramenta ajuda na proteção de empresas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Uma novidade para empresas de médio e grande porte promete crescimento notável em 2011: a ferramenta de gestão de conteúdo que utiliza a plataforma SharePoint 2010 e seus recursos de busca permite a verificação de milhares de tipos de documentos com indexação extremamente precisa.

Com base sólida de clientes no exterior, o conceito da ferramenta é de gestão do conteúdo de documentos: um monitoramento dentre diversos repositórios de documentos, incluindo servidores de arquivos e repositórios em SharePoint), verificando documento a documento, quais estão de acordo ou não com as normas internas. “A ferramenta ajuda, por exemplo, o departamento jurídico da empresa usuária da solução a detectar quebra de compliance ou corrupção interna por meio de palavras-chave. Os documentos “suspeitos” são removidos e levados a uma quarentena (funcionamento similar a um antivírus). Assim, departamento responsável pode julgar qual é a melhor ação para o conteúdo”, afirma o Diretor Executivo da fornecedora líder de Soluções Integradas de Tecnologia, Softcorp, Ricardo Giudice.

Além disso, os documentos que estiverem sob quarentena são substituídos por uma mensagem declarando o status da informação e que o mesmo será devolvido para sua origem assim que analisado e aprovado, caso contrário o mesmo pode ser excluído e notificado.

São muitos os benefícios da utilização do sistema: todos os documentos disponíveis aos colaboradores e parceiros da empresa estarão alinhados às normas e termos da companhia, protegendo-a de erros humanos ou falhas de informações. A plataforma também impede ameaças jurídicas por um documento que citam concorrentes ou que possam prejudicar a imagem da empresa. O SharePoint possui interface amigável e estável na qual os usuários administradores podem trabalhar sem conhecimento técnico e tomar suas decisões de forma simples.

O processo de implementação é simples e dura em torno de duas semanas. Posteriormente há um trabalho de monitoramento, customização de performance e indexação dos documentos, dependendo do ambiente e quantidade de documentos da empresa. Qualquer instituição com um parque computacional que supere 250 computadores conectados em rede possuem normalmente um grande desafio de gerenciar o conteúdo das informações produzidas internamente e com certeza já poderão obter ótimos resultados em melhoria na governança corporativa, padronização da informação e conseqüentemente, em segurança.

Por todos esses motivos, a procura pela ferramenta é alta e a perspectiva de crescimento de demanda e investimentos em soluções como esta para o ano de 2011, se torna uma grande oportunidade de negócio: “A Softcorp teve seu primeiro grande caso de sucesso em novembro de 2010 e já tem no seu pipeline de vendas mais de 10 casos em andamento. O retorno dos clientes é satisfatório. Esta é uma dor antiga das empresas que agora pode ser sanada com um baixo investimento frente ao prejuízo que podem ter em caso de vazamento de informações ou corrupção”, conclui Ricardo Giudice.

A Softcorp é uma empresa IdeiasNet.

Paula Ramos

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">