Reunião de apresentação – Redes Sociais

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Se você se pergunta como é uma apresentação sobre investimento inicial em redes sociais não se preocupe, não tem nada de mais. O que existe ainda é uma certa resistência por parte das empresas que não enxergam claramente as oportunidades dessa nova comunicação com clientes, talvez por medo ou por falta de contato com as ferramentas, por isso leve todos os dados relevantes e mostre como funciona.

Vou dar algumas dicas que poderão lhe ajudar em uma reunião de apresentação, de proposta…

A ordem é você quem define, portanto vou citar conforme fluir em minha mente.

1 – Pesquisa a situação on-line da empresa
Creio que dados são sempre muito expressivos, para isso pesquise e pesquise. Use todos os meios possíveis para procurar, relacionar e relatar os dados encontrados. Dados como: conversas sobre a marca/produto, troca de links em fóruns, comunidades representativas em redes sociais, conexões de contatos, links, enfim, uma variedade de dados que posteriormente lhe servirão também para o planejamento estratégico.

2 – Quebrem a resistência com expectativa de futuro
Boa parte da resistência está logicamente baseada no medo do modismo que existe em todas as áreas de comércio e comunicação. Quantas vezes vimos tecnologias serem lançadas e tempos depois extintas do mercado, canais de comunicação também sofrem com isso, sem dizer que na web tudo se modifica com uma velocidade além da que possamos acompanhar individualmente. Por isso, muitas empresas resistem ao fato de que Redes Sociais estão e são permanentes, que não há volta, o ser humano precisa se comunicar, ser social e essa é a única forma dessa necessidade ser suprida sem desdenhar o espaço que a tecnologia ocupa em nossa vida.

Uma boa forma de fazer isso é mostrar a qualidade, eficácia e números sobre redes sociais. Cases ajudam bastante nessas horas, ainda mais se esses são sobre empresas em que você já trabalhou ou fez parte da equipe.

3 – Indique possibilidades
Cases mostram que se pode obter resultados, mas qual empresa está disposta a investir para conseguir? Não adianta de nada levar um case de uma montadora de automóveis sendo que a sua empresa vende camisas. Case mostra que alguém teve resultados, mas não expressa em sua grande maioria quais são as possibilidades reais para aquele nicho de mercado, então, se não tiver um case sobre a área de atuação da empresa considere interessante escolher alguns pontos a serem observados nesse momento, ou seja, defina o que será prioritário – seguidores, conversão imediata, aumento de banco de dados… defina.

4 – Mostrar vantagens
Qual forma de comunicação é mais direta com seus clientes e de baixo custo? Redes Sociais. Qual é a forma de marketing mais abrangente e de menor custo? Marketing On-line. Preciso dizer algo mais? Mostre e prove isso para seu cliente.

5 – Relacionamentos com Clientes
Mostre também as vantagens de se relacionar diretamente com seus clientes, mostre a possibilidade de criar embaixadores da marca/produto, confirme para ele que pessoas não confiam mais em empresas ou instituições e sim em pessoas. O boca a boca on-line funciona muito e traz resultados palpáveis.

6 – Concorrência
Se a concorrência tem atividades em Redes Sociais mostre-as, compare entre elas e se possível mostre o que conseguem com isso.

Até a próxima.

Criticas e sugestões de temas – [email protected] – Aproveite e leia os outros ARTIGOS de minha autoria.

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Luiz Castro Junior

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Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


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