Selenium IDE, ferramenta de teste automatizado

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

“Selenium IDE é um ambiente integrado de desenvolvimento para scripts de testes automatizados. Ele é implementado como uma extensão do Firefox e permite gravar, editar e depurar os testes.O  Selenium IDE inclui o Selenium Core , permitindo que você facilmente e rapidamente possa gravar e reproduzir os testes no ambiente real que será executado.”

É muito simples criar seus scripts de testes utilizando o Selenium IDE por ser uma ferramenta gráfica integrada com o Firefox. Além de automatizar os testes de sistema a ferramenta também simplifica  os testes de regressão, já que a qualquer momento pode-se realizar um mesmo teste nas novas versões do sistema.

A escrita dos scripts de maneira gráfica é simples, com o Selenium IDE aberto basta clicar com o botão direito em cima do elemento e adicionar o evento, originalmente o script é gerado em HTML mas pode ser exportado para C#, PHP, Java e outras linguagens.

Existe a versão do Selenium WebDrive em que se pode escrever os scripts na linguagem suportada. Esta versão é indicada para testes mais elaborados e por usuários familiarizados com a ferramenta. Geralmete usa-se o Selenium IDE para testes básicos, exporta-se o script e depois edita-se o script para realizar testes mais elaborados.

O download da ferramenta pode ser feito em http://seleniumhq.org/download/

Conhece outra ferramenta bacana para testes automatizados? Deixe seu comentário!

Fonte: Blog Rômulo Campos

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Rômulo Campos

Mais artigos deste autor »

Rômulo Campos é empreendedor digital, co-fundador do software http://strave.com.br. Dedica grande parte do seu tempo criando e ensinando soluções de planejamento estratégico e gestão da qualidade.


8 Comentários

Raphael Soares
1

Muda o nome do tópico para algo como: Selenium IDE, ferramenta de teste automatizado.
Da forma que está pode fazer as pessoas perderem tempo entrando achando que irá ensinar a automatizar os testes usando a ferramenta. Apenas sugestão.

Adriane
6

Tenho pouca experiência em teste e não conheço as ferramentas de automação. Agora tenho a responsabilidade de instalar e aprender a trabalhar com as ferramentas selenium e jmeter, por conta própria.
Já instalei o Selenium IDE, porém ao executar os testes gravados pela ferramenta, não sei o que fazer a partir daí. Não sei como tratar os erro exibidos, etc.
Estou perdida, preciso de ajuda.

karla
7

Olá Adriana,

estou na mesma situação que você se encontra, sou nova em automação. mais uma sugestão procura esses erros no google ou pergunta para um analista mais experiente ou posta para a turma aqui ver , claro se não não tiver problema de confidencialidade o pouco que souber posso te ajudar!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">