Desenvolvimento web: 5 motivos para aprender jQuery

Atualmente quem trabalha com web se vê cada vez mais necessitado de utilizar e aprender novas ferramentas.

Muitas podem ser consideradas supérfulas, porém, algumas são essenciais pra quem deseja fazer um bom trabalho e uma delas é a jQuery.

jQuery pode parecer complicada e até ser muito código para aprender à primeira vista, mas como o próprio slogam diz: “write less, do more”.

Vou apresentar agora 5 motivos para você aprender jQuery e finalmente ajudar a tornar a web um  lugar melhor: 

1 – Produza mais – jQuery te permite fazer coisas que normalmente se digitaria muito pra fazer usando javascript comum. Com o objeto jQuery ($) podemos selecionar muitos objetos da página ao mesmo tempo e tratá-los de acordo com nossa vontade. Veja alguns exemplos:

Ao levar o mouse no link com id “palavra”, tornar visível a div com id “dica”:

objlink = document.getElementById("palavra");
objlink.onMouseOver = function(){
document.getElementById('dica').style.visibility = 'visible';
}

O mesmo código em jQuery:

$('a#palavra').mouseover(function(){
$('div#dica').show();
});

2 – Efeitos especiais – A biblioteca jQuery já vem com muitos efeitos prontos, além dos que você já pode utilizar, tais como o método animate(), show(), hide(), fadeIn() e fadeOut(). Utilize esses métodos pra dar um ar mais profissional ao seu site.

3 – Modularização – jQuery oferece um grande suporte à modularização, graças à possibilidade de criar plugins. Com isso podemos facilmente aproveitar nossos códigos mais utilizados, como também utilizar centenas de plugins prontos disponíveis na net, o que nos poupa um grande tempo.

4 – Validações de formulários – Quem trabalha com web sabe que não existe coisa mais chata que validar grandes formulários. Imagine dizer para o usuário que cada um dos 60 campos do formulário é obrigatório, que alguns precisam validar email e outros precisam validar se o formato é um telefone válido. Isso parece ser uma grande dor de cabeça, mas graças à alguns plugins do jQuery, tudo isso pode ser resolvido com algo em torno de 5 ou 6 linhas de código.

5 – Trabalhe com ajax – jQuery oferece um grande suporte para trabalhar com ajax. Podemos utilizar as funções post() e ajax() para realizar solicitações assíncronas, tudo isso com suporte à callback, ou seja, suporta a chamada de uma função assim que tal evento ocorrer. Exemplo: ao término da solicitação, chamar um alert();

Por enquanto é isso galera! Se você deseja conhecer mais sobre a jQuery, considere uma busca no Google ou até mesmo um curso online.

Fonte: Blog Estilo Fácil

Anderson Nunes

Mais artigos deste autor »

Tecnólogo, com experiência em desenvolvimento de sistemas web profissionalmente há mais de dois anos pela empresa WebCorpore. Especialidades: CodeIgniter, Doctrine, Magento e WordPress. Curto vídeos engraçados, MMORPGs e afins. Ah e a propósito, casado, futuro pai e atual servo do Deus vivo.


2 Comentários

Lucas
1

Jquery não é só isso pessoal, muito boa as dicas, mas temos que ser visto mais a fundo. Temos coisas que melhoram e pioram o desenpenho do site ( na maioria das vezes melhoram).
Mas garanto, é muito mais produtivo mesclar, jquery e Javascript puro, é bom pra vc e pro seu site.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!