Entendendo o Programa de Certificação Oracle Database 10G

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Pessoal,

Neste artigo estou disponilibizando para consulta o link oficial da Oracle que demonstra o caminho para obter as certificações OCA, OCP e OCM no Oracle Database 10G e explico de forma resumida como obter estas certificações. No final do artigo, eu dou algumas dicas pessoais para quem está se preparando para essa jornada.

Link oficial da Oracle sobre as certificações do Oracle Database 10G: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=151&p_org_id=378219&lang=PTB

RESUMO EM PORTUGUÊS:
O 1º passo para as certificações de Banco de Dados Oracle é obter a certificação OCA. Cada certificação é um passo para obter outra certificação de nível superior, portanto, para obter a certificação OCP, é necessário obter primeiro a OCA e para obter a OCM, é necessário obter primeiro a OCP.

Como obter a certificação OCA (Oracle Certified Associate):

1 – Exames eletivos: Fazer 1 dos 3 exames seguintes (escolha apenas 1):

  • 1Z0-007 Introduction to Oracle9i SQL®
  • 1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
  • 1Z0-051 Oracle Database 11g: SQL Fundamentals I

2 – Fazer o exame 1Z0-042 Oracle Database 10g: Administration I

Como obter a certificação OCP (Oracle Certified Professional):

1 – Obter a certificação OCA;
2 – Participar como aluno em um dos seguintes treinamentos oficiais da Oracle, presenciais (em salas de aula de Centros de Treinamento credenciados pela Oracle) ou online (internet):

  • Oracle Database 10g: Introduction to SQL
  • Oracle Database 10g: Develop PL/SQL Program Units
  • Oracle Database 10g: Administration Workshop I
  • Oracle Database 10g: Administration Workshop I Ed 3 LVC
  • Oracle Database 10g: Administration Workshop II
  • Oracle Database 10g: Administration Workshop II Ed 3 LVC
  • Oracle Database 10g: New Features for Administrators
  • Oracle Database 10g: New Features for Administrators Release 2
  • Oracle Database 10g: New Features for Administrators Ed 2.1 LVC
  • Oracle Database 10g: New Features for Oracle8i DBAs;

3- Fazer o exame 1Z0-043 Oracle Database 10g: Administration II;
4- Preencher e enviar para a Oracle um formulário de “Submissão do Curso” realizado.

Como obter a certificação OCM (Oracle Certified Master):

1- Obter a certificação OCP;
2- Participar como aluno em 2 dos seguintes treinamentos oficiais da Oracle: ver em http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=112
3- Fazer o exame 10g OCM;
4- Preencher e enviar para a Oracle um formulário de “Submissão do Curso” para curso realizado;
5- Preencher e enviar para a Oracle um formulário de requisição final, informando sobre o preenchimento dos requisitos da certificação OCM.

Para agendar e realizar os exames é necessário efetuar um cadastro no site da VUE, em http://www.vue.com/oracle/. Atualmente o custo de cada exame é de 125 dólares, exceto o exame 10g OCM, que tem o custo de 2000 dólares. Pelo site, a única forma de pagamento é através de cartão de crédito (internacional).

Custos atuais com os exames das certificações, sem incluir os custos com treinamentos oficiais Oracle (necessários para as certificações OCP e OCM):

  1. OCA: 2 exames. Valor total = 250 dólares.
  2. OCP: 3 exames (incluindo os 2 exames OCA). Valor total = 375 dólares.
  3. OCM: 4 exames exame (incluindo os 3 exames OCP). Valor total = 2375 dólares.

Obs.: As opções atuais existentes de idioma para fazer os exames são apenas inglês e japonês.

DICAS

Minhas dicas pessoais para quem está se preparando para obter as certificações OCAOCP são:

a) Faça os treinamentos presenciais ou multimídia (CD’s de auto estudo SSCD) oficiais da Oracle, relacionados ao exame escolhido. Para saber mais sobre os treinamentos oficiais Oracle entre emhttp://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=69. Para quem irá tirar a certificação OCP é necessário realizar pelo menos 1 treinamento oficial.
Ex.: Se você irá fazer as provas 1Z0-051, 1Z0-042 e 1Z0-043, faça os treinamentos SQL Fundamentals I, Worshop Administration IWorkshop Administration II. A Veris IBTA oferece estes treinamentos em um pacote com um dos menores preços do mercado (ver em http://www.veris.com.br/).

b) Estude materiais (livros, apostilas, simulados e etc.) orientados para a certificação, desenvolvidos por empresas diversas, tais como: TestkingOracle PressSelf Test Software Sybex. Dentre estes materiais, os que eu mais gostei foram os guias de estudo da Sybex e os testes da Self Test Software.

c) Pesquise na internet tudo aquilo que você tiver dúvidas ao estudar nos itens anteriores. No meu blog, no final do painel direito, na MINHA LISTA DE SITES/BLOGS, você encontra links para alguns sites e blogs que eu indico, tais como o ORACLE BASE, o TAHITI e diversos links (separados por tópicos) que eu disponibilizei em FAVORITOS DE FÁBIO PRADO.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

6 Comentários

Fábio Prado
2

Somente os exames 1Z0-051 e 1Z0-007 é que possuem opção de serem feitos em modo online, os demais são presenciais. Se tiver interesse em mais detalhes, na revista SQL Magazine 93 vai sair um artigo meu bem completo sobre certificação OCA/OCP no Oracle 10G e 11G.

[]s

Jeff
3

Olá, só corrigindo, seu artigo saiu na edição 94 da SQL Magazine, pg 41. Estas provas presenciais são realizadas em que local/cidade?

Fábio Prado
4

Jeff, obrigado por corrigir a edição da revista. O artigo ia sair na edição 93, mas o pessoal da edição da revista acabou atrasando e saiu na edição 94. Eu tbém fui pego de surpresa.. rsrsrrs

Qto aos locais da prova, no site da Person Vue vc consegue consultar os locais em que os exames podem ser agendados. Faça o cadastro e simule um agendamento de exame q vc irá descobrir!
[]s

Tony Mateus
5

Boa tarde, estou interessado em fazer as certificações da Oracle. Minha dúvida é, para se conseguir a certificação básica (OCA), eu preciso participar de algum treinamento oficial da Oracle? Existe algum treinamento bom online, ou materiais completos disponíveis para o estudo?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">