No setor de TI, certificação vale mais que faculdade

Para conseguir um emprego no setor de TI, ter uma certificação vale mais que o diploma de graduação e é fator decisivo na hora das empresas escolherem os seus novos funcionários.

Isso acontece porque as empresas são avaliadas por padrões internacionais que exigem que elas tenham funcionários com certificações nas suas folhas de pagamento. Não pense que faculdade não conta no seu currículo, longe disso! Estudar, se relacionar  e ter novas experiências nunca é demais em qualquer carreira.

Mas cuidado, a certificação garante o emprego mas não a evolução na carreira, portanto, estar sempre atualizado com as tendências mundiais é uma questão de sobrevivência neste setor. Se você pretende seguir uma carreira de TI, prepare-se para estudar o resto da vida (neste caso, praticamente qualquer carreira que seguir, terá que estudar para se manter bem colocado).

O setor de TI no brasil está muito aquecido, vivendo o seu melhor momento nos últimos tempos, mas a falta de profissionais especializados é um fator preocupante para as empresas e isso faz com que os salários fiquem bem atrativos.

Além da escassa mão de obra qualificada, as exigências de conhecimentos muito específicos dos profissionais também garantem bons salários e até mesmo acima da média para o setor.

Só não se ache a última bolacha do pacote pedindo salários exorbitantes. Tenha em mente que uma carreira não é feita somente de salário!

Quer saber a média salarial de algumas carreiras de TI no Brasil?! Acesse o post que publicamos no blog anteriormente com uma pesquisa salarial do setor.

Referência: 72DPI / Olhar Digital

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


12 Comentários

Rafael Kultemberg
1

Pow show de bola … pretendo seguir essa carreita .
mas qual seria a melhor certificação a tirar , e os preços ? me falaram q é muito caro para fazer a prova.

Carlos
2

O que é um salário “bem atrativo”? O custo da certificação envolve cursos, provas, dedicação e tempo. Os salários na área de TI são atrativos? Vale a pena a qualificação? Moro em Goiânia, e os salários não são atrativos.

adriano
3

moro em cuiabá e os salarios por aqui são bem abaixo das grandes cidades do país, para se ter uma idéia um tecnico de informatica ganha entre 700,00 e 850,00 e ainda tem os descontos, mesmo com a qualificação os salarios nao sao tão atrativos como outras profissoções.

Michel Banagouro
4

Concordo com a matéria.
Ter uma faculdade é muito importante, pois é onde você inicia sua caminhada profissional com a base que você necessita.
A certificação é excelente para você se tornar um especialista naquilo com o que se trabalha.
Eu já tenho 2 e esse ano quero tirar mais 2.

Elvis
5

Depende da empresa que você atuará, se for uma empresa que simplesmente mexe com venda de computadores e manutenção, esqueça seu salário é baixo, mas se você entrar em uma empresa grande onde o mínimo de funcionários é de 40, seu salário ja muda, eu dobrei meu salário quando fiz esta mudança.
É um setor bom, basta você ter qualidade.

newton
6

Muito interessante essa matéria. Ela mostra realmente a realidade. Quando se faz um curso de certificação o seu salário se transforma. Parabéns.

Raphael Sant'Anna
7

Estou na minha primeira certificação fazendo pela Cisco CompTIA A+ estou gostando muito e assim que terminar essa pretendo fazer outras ,e logo que puder voltar para minha faculdade de Ciencia da Computação, gostei muito do post parabéns !

Kenner
8

Interessante a publicacao. Concordo! Hoje em dia ja nao eh tao dificil obter um diploma e o mesmo nao prova conhecimentos (apesar de ser importante). As certificacoes sao cada vez mais exigidas pelas empresas para a contratacao de profissionais. Algumas certificacoes pedem ate um numero minimo de horas de experiencia em projetos (PMP, etc), o que realmente faz valer a pena tirar tais certificacoes. Qual certificacao tirar ja eh uma questao que depende onde voce, profissional, quer chegar. Atualmente existem inumeras certificacoes. Algo que faco eh analisar uma vaga onde eu gostaria de estar em um futuro proximo e ver os requisitos do cargo. Desta forma posso estudar e/ou tirar a certificacao “mais” exigida pelo cargo. Sobre os salarios atrativos, isto realmente depende. Normalmente nos grandes centros (SP, RJ, etc) estao as melhores oportunidades ($$). Entretanto o custo de vida eh mais alto tambem. Desta forma eh importante analisar o salario de acordo com o custo de vida da cidade.

Rafael Ottoni
9

Alguns pontos da matéria realmente condizem com a realidade, porém não concordo com a afirmação:
“No setor de TI, certificação vale mais que faculdade”.
Na minha opinião, o peso (experiência) que uma faculdade (principalmente as federais) trazem ao estudante é muito maior que uma certificaçãozinha de merda. Qualquer um pode estudar e fazer uma prova de certificação e passar, e isso significará que a pessoa domina o conteúdo da prova e talvez um pouco mais. Uma graduação (principalmente nas federais) oferece ao aluno um embasamento sólido em todos os ramos da computação, trata-se da formação do conhecimento para o aluno, seja ele cientícico (pesquisas) ou empresarial (aplicado). O conhecimento que uma graduação bem feita oferece é amplo, vasto e fornece uma base sólida ao aluno, possibilitando-o a abertura de um leque de oportunidades, como aprovação em certificações , ingresso no mercado , na vida acadêmica entre outros. Isso significa que o aluno que faz uma graduação de qualidade têm a opção de ESCOLHER seu caminho.
Certificação é importante, porém um elemento muito menor do que a graduação, muito menos significante. Não consigo acreditar que alguém escreveu uma idiotice dessas.

Fabiano
10

Concordo com a noticia publicada.
Fiz faculdade de administração no caso nada a ver com TI. Mas por outro lado estou a 13 anos no mercado com experiencia de Admin de redes e servidores em empresas de grande porte.
Até então tinha um salario dentro do normal, podia ter a minha vida “normal” mas sem grandes pretenções.
Até o dia que entrei em uma empresa especializada em segurança de redes, tive oportunidade de estudar e trabalhar com o fabricante Juniper que é hoje o FW de grande porte mais utilizado em empresas do mercado financeiro e provedores de internet.
Consegui tirar em 1 ano 4 certificações desta fabrica (semelhante ao CCIE da Cisco) e pude ter um diferencial no mercado.
Hoje estou em uma empresa do mercado financeiro devido a um projeto que vim implementar, eles gostaram do meu trabalho e o motivo de eu ter estas certificações ajudou muito.
Nem preciso falar que o salário hoje nem se compara de 3 anos atras e posso garantir o esforço não foi tão absurdo assim.
Sugiro que pesquisem que tipo de certificações podem ser um diferencial no mercado, MCSA, CCNA… as empresas sabem que tem milhares nas ruas com estes canudos.
Abraços

Carlos Eduardo
11

“Rafael Ottoni ”
Concordo com vc em relação a faculdade, porém o mercado não eh assim tão exato quanto as materias da faculdade. E existem muitos profissionais que nunca tiveram contato com um curso superior e devido a sua experiencia, ja desenvolveram tudo o que estamos aprendendo na faculdade. E em relação ao comentário “Principalmente nas federais”, disso discordo plenamente. As federais exigem o suficiente ods alunos, o que impossibilita eles de sairem da faculdade sem saber o necessaario, mas não podemos generalizar, afinal de contas, a melhor faculdade do mundo eh particular(Harvard) e até mesmo no brasil, uma das melhores eh particular (Inatel). Então não eh questao de ser federal, e sim ser de qualidade!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!