Qual o mercado de trabalho para um profissional certificado CCNA?

Olá pessoal,

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o “mercado de trabalho para um profissional certificado CCNA“, porém, o mesmo serve para qualquer profissional certificado. Essa pergunta sempre é feita  no início dos nossos cursos ou nas palestras sobre certificações que ministramos nas faculdades e diversas instituições de ensino que visitamos.

O mercado de trabalho para um CCNA é bastante amplo, mas vamos resumir aqui os principais:

  1. Parceiros da Cisco: revendas, integradoras de solução e outras empresas que são ligadas oficialmente ou não à Cisco;
  2. Escolas e Centros de Treinamento para CCNA: por exemplo, a própria DlteC;
  3. Clientes da Cisco: aqui temos empresas de todos os portes e nas mais diversas áreas;
  4. Como Empreendedor: como um prestador de serviços autônomo ou abrindo sua própria empresa, podendo, por exemplo, ser uma revendea de equipamentos Cisco e prestadora de serviços.

Quando falamos de parceiros da Cisco, nos referimos principalmente aos parceiros oficiais, pois ainda conseguimos encontrar vários prestadores de serviço que não são parceiros oficiais mas contratam CCNA‘s por prestarem serviços à revendas e integradoras ligadas à Cisco. Para encontrar os parceiros oficiais no site da Cisco e utilizar uma ferramenta chamada “Partner Locator“. A busca é bem intuitiva, basta preencher o campo com a Cidade e o País que você procura um parceiro.

Sobre escolas e centros de treinamentos também temos várias opções e uma boa oportunidade para os profissionais certificados CCNA ganharem um “extra”, pois normalmente esse tipo de instituição tem poucos funcionários em seu quadro efetivo e trabalha com “freelancers”, o que pode gerar um rendimento extra no final do mês.

Quando falamos em clientes Cisco abrimos um vasto leque de opções, pois temos desde médias até grandes empresas, tanto nacionais como multinacionais nessa lista. Você pode conferir alguns casos de sucesso de clientes da Cisco em http://www.cisco.com/web/BR/clientes/index.html.

Por último, mas não menos importante, temos o empreendedorismo. Aqui aconselhamos que você procure uma entidade, como o Sebrae, para auxiliá-lo melhor em como montar sua empresa e avaliar se você tem realmente o perfil para empreender. Existem várias oportunidades de negócios, principalmente na área de serviços, apoiando os grandes parceiros da Cisco em suas implementações. Sempre há espaço para os bons profissionais que estão realmente qualificados.

Algumas dicas importantes:

  • Não faça o famoso “decoreba” para passar no exame de certificação apenas, estude realmente a teoria e principalmente a prática, pois espera-se que um CCNA configure os equipamentos sem auxílio ou instruções básicas.
  • Inglês é fundamental quando estamos falando de parceiros da Cisco, pois ela é uma multinacional Americana.
  • O Espanhol também está sendo diferencial, pois cada vez mais o Brasil se torna ponto de referência para atendimentos na América Latina.
  • E não pare no CCNA, procure estudar e progredir tirando CCNA‘s em outras áreas, como Segurança ou Voz, e  após decidir qual área de especialização seguir procure ir para o CCNP e quem sabe um dia chegar ao CCIE.

Espero que vocês tenham gostado desse artigo e realmente ele seja útil para que você consiga seu emprego na área e tenha sucesso profissional, é realmente o meu desejo aos nossos alunos, leitores e amigos que estão nessa trilha de estudos e certificações na área de Tecnologia!


Cursos Preparatórios para Certificações Cisco – Utilize o código PTI na sua compra e garanta 10% de desconto, aproveite!


Leia também: Como conseguir aumento de salário com Certificações Cisco

Fonte: Blog da DlteC

Alexei C Tavares

Mais artigos deste autor »

Graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações pela UTFPR, é Co-Fundador da DlteC do Brasil e trabalha com Telecomunicações e Redes desde 1997. Com grande experiência em treinamentos, possui diversas certificações na área e também é autor de livros, tais como Roteadores e Switches - Guia para Certificação CCNA e CCENT - 2a. Edição.


1 Comentários

Edson Soares
1

Bom texto, mas lembre-se também das operadoras e provedores.
Boa parte dos profissionais de rede atuam em operadoras.
O diferencial da certificação Cisco CCNA é que ela não habilita o profissional apenas nos equipamentos CISCO. O principal diferencial é sólida base teórica, espera-se de um profissional certificado, sólidos conhecimentos de infra-estrutura, cabeamento estruturado, routing, switching, etc.
Provavelmente um profissional certificado CCNA, terá facilidade para aprender a utilizar outros equipamentos, como 3Com, Juniper, etc, etc, pois, ele já conhece os protocolos, compreende o funcionamento da rede e o fluxo dos dados, portanto, só precisa conhecer a estrutura dos equipamentos e a sintaxe dos comandos.
O inglês é essencial, você só conseguirá usufluir plenamente da certificação com o inglês fluente, então não se engane, comece já!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!