Cisco Anuncia Modelo Operacional Simplificado

A Cisco anunciou nesta quinta-feira, 5 de maio, importantes mudanças em sua estrutura de negócios e operações. A companhia simplificará suas organizações de vendas, serviços e engenharia, na medida em que se foca nas cinco áreas que impulsionam o crescimento de redes e Internet: core – roteadores, switches e serviços; colaboração; virtualização de data center e cloud; vídeo, e arquiteturas para a transformação dos negócios. Essas mudanças estão alinhadas com a missão da Cisco de melhorar a experiência de seus clientes, parceiros e funcionários; simplificar seu modelo de operação e criar uma maior atenção às cinco áreas prioritárias.

“A Cisco impulsionou as mudanças transformacionais no passado, e estamos novamente na transição da próxima etapa da evolução da companhia”, afirma John Chambers, CEO e Presidente do Conselho da Cisco. “Hoje, o mercado está indo em direção à simplificação e aqui está a importância da rede. Nosso papel como provedor líder da plataforma de rede é forte. Contamos com grandes clientes, talento e experiência e sabemos como levar a inovação a todos os aspectos da rede. É hora de simplificar a forma como executamos nossa estratégia, e este anúncio é um passo fundamente nesta direção.”

A mudanças anunciadas incluem:

  • As operações mundiais serão organizadas em  três regiões geográficas, para permitir maior rapidez na  tomada de decisões, maior responsabilidade e alinhamento. Estas regiõe incluem: (i) Américas (EUA, Canadá e América Latina), (ii) Europa, Oriente Médio e África, e (iii) Ásia Pacífico/Japão/ China. Enquanto o negócio seguirá sendo administrado principalmente por regiões geográficas, a organização continuará com seu enfoque nos segmentos-chave de clientes e parceiros, com equipes especializadas em Empresas, incluindo grandes empresas, setor público, segmento comercial e pequenas e médias empresas, e Provedores de Serviços e Parceiros da Cisco. O vice-presidente executivo, Robert Lloyd, continuará dirigindo as operações de vendas em todo o mundo.
  • Os serviços se organizarão em torno dos segmentos de clientes-chave e modelos de entrega em alinhamento com Operações. Gary Moore, vice-presidente executivo e diretor de operações, continuará como líder da organização de serviços, além de suas funções como Diretor de Operações.
  • A Engenharia se organizará funcionalmente para impulsionar a inovação tecnológica, a responsabilidade e o alinhamento nas cinco áreas prioritárias da empresa. Os vice-presidentes seniors Pankaj Patel e Padmasree Warrior irão co-liderar a organização de engenharia. Dentro da Engenharia, o Grupo de Negócios Emergentes se centrará em negócios específicos em fase inicial, dirigido pelo vice-presidente Marthin De Beer, com foco contínuo na integração da arquitetura Medianet para vídeo por toda a companhia. A organização de engenharia sob o comando de Patel e Warrior continuará se reportando a Gary Moore, diretor de operações.
  • A Cisco refinará sua estrutura organizacional de Conselhos com três conselhos que reforçam o foco no cliente de maneira consistente e globalmente alinhada com a velocidade de mercado em todas as áreas principais do negócio: Empresas, Provedores de Serviço e Países Emergentes. Estes conselhos servirão para reforçar ainda mais a conexão entre a estratégia e execução em todos os grupos funcionais. Alocação de recursos e objetivos de rentabilidade serão transferidos para vendas e equipes de liderança de Engenharia, que terão a responsabilidade direta com os resultados do negócio.

“A Cisco está focada em uma série de mudanças ao longo do próximo trimestre para que, ao iniciar o novo ano fiscal, seja mais fácil trabalhar para e com a Cisco. Na medida em que centramos nosso portfólio, simplificamos as operações e administramos os gastos”, afirma Gary Moore, diretor de Operações. “Nossas cinco prioridades têm uma razão de ser: são os cinco direcionamentos para o futuro da rede, e definem o que nossos clientes sabem da Cisco como única capaz de assegurar seu sucesso empresarial. O novo modelo operacional permitirá que a Cisco execute as oportunidades de mercado significativas para a rede e fortelacerá nossas organizações de vendas, serviços e engenharia.”

A maioria das mudanças ocorrerá durante os próximos 120 dias, com a nova organização de vendas pronta para o início do ano fiscal de 2012 da Cisco (31 de julho de 2011).

Fonte: In Press Porter Novelli

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!