CPM Braxis Capgemini planta mais de três mil árvores na Mata Atlântica

A CPM Braxis Capgemini, maior empresa de TI de origem brasileira, colhe os resultados da iniciativa de vendas realizada ao longo do segundo semestre do ano passado. A partir de uma campanha motivacional que envolveu funcionários das áreas de vendas e pré-vendas, a companhia reverterá parte dos ganhos obtidos no período para a plantação de 3.485 árvores em áreas degradadas de Mata Atlântica.

“Apesar de a atividade de tecnologia da informação não causar grande impacto à natureza, temos plena consciência de nosso papel na sociedade. Por isso, procuramos relacionar a campanha de vendas ao tema de sustentabilidade, de modo que pudéssemos dividir nossos ganhos com o meio ambiente”, explica o vice-presidente de vendas da CPM Braxis Capgemini, Paulo Marcelo Moreira. “Atuar no mundo de forma ecologicamente consciente e socialmente responsável está em nossa missão”, completa.

O executivo acrescenta que ao motivar a conscientização dos funcionários em prol de uma causa sustentável, a companhia mostra a sua preocupação no que diz respeito à preservação do meio ambiente atual e aquele que será deixado de legado às próximas gerações.

A campanha interna teve como principal mote a conquista sustentável. Cada venda efetivada pelos funcionários da empresa recebia uma pontuação, revertida em novas mudas a serem plantadas em solo brasileiro, de acordo com o valor do negócio fechado.

Como prêmio aos vendedores que obtiveram os melhores resultados e que mais contribuíram com a iniciativa, a companhia oferecerá viagens a destinos reconhecidos pela riqueza natural, tais como Fernando de Noronha (PE), Abrolhos (BA), Manaus (AM), Itacaré (BA), Pantanal (MT) e Bonito (MS).

Parceria ambiental – Para dar suporte à ação, a CPM Braxis Capgemini se associou à Fundação SOS Mata Atlântica, que a partir de junho auxiliará no plantio das novas mudas. A organização não-governamental, criada em 1986, tem como missão promover a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

A companhia acompanhará o plantio e a conservação das árvores por meio de um sistema online entidade, que disponibilizará imagens das áreas nas quais as mudas foram cultivadas. Para gerir os resultados da iniciativa, a CPM Braxis Capgemini terá acesso a detalhes como áreas de cultivo, contrato, relatórios e status das manutenções periódicas.

“Ao promover uma campanha de vendas com apelo ambiental contribuímos com a conscientização de nossos principais stakeholders, tais como funcionários, clientes, parceiros e investidores”, finaliza Paulo Marcelo.

Sustentabilidade no Grupo Capgemini – No mês que celebra o Dia do Meio Ambiente, o Grupo Capgemini promove uma campanha global para incentivar sua preservação para as gerações futuras. Nos 40 países nos quais mantém operações, a companhia mobiliza funcionários e clientes para a a adoção de atitudes mais conscientes, desde o ponto de vista de serviço de consultoria, com foco na otimização da gestão do ciclo de produção e redes de distribuição, até iniciativas locais, como a reciclagem de lixo, reaproveitamento de água e descarte de tonners e lâmpadas realizados pela CPM Braxis Capgemini no Brasil.

As iniciativas ambientais organizadas em todas as unidades do Grupo têm foco em quatro áreas: consumo de energia (imobiliário, instalações e equipamentos), viagens de negócios, gestão de resíduos (incluindo a redução e reciclagem) e reutilização de ativos de TI. No Brasil, para insumos como tonners de tinta usados na impressão, baterias de notebook, celulares e sucatas de equipamentos, a companhia tem um contrato com fornecedores que garantem o descarte adequado, sem agressões para a natureza. “Nossa preocupação é com o tratamento ecológico correto do lixo eletrônico”, enfatiza o vice-presidente de administração e finanças da CPM Braxis Capgemini, Alessandro Porro. “O descarte incorreto pode contaminar o ambiente por metais pesados presentes na composição dos materiais”, explica o executivo.

Além disso, a CPM Braxis Capgemini realiza a coleta seletiva em suas unidades. Diariamente o lixo produzido é separado, identificado e armazenado em containers para a coleta das cooperativas associadas, que realizam a reciclagem do material. Ao longo dos próximos meses, a companhia prevê implantar na unidade de Alphaville, em São Paulo, o reuso de água a partir da coleta do material da chuva.

Para mais informações sobre as suas ações sustentáveis, o Grupo disponibiliza o site CapgeminiGreen. Nele, é possível ter uma visão abrangente e interativa sobre todas as iniciativas verdes da companhia ao redor do mundo para a construção de um ambiente mais ecológico, com formas mais sustentáveis de trabalho.

Pacto Global das Nações Unidas – Em 2004, o Grupo Capgemini se juntou ao United Nations Global Compact. Por meio deste pacto, as empresas participantes respeitam os dez princípios relacionados aos direitos humanos, meio ambiente e direitos trabalhistas, além de promoverem a anticorrupção. Além disso, as participantes assinam um relatório de evidências com a Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra a incorporação dos princípios ao seu ambiente de trabalho.

Fonte: PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa da CPM Braxis Capgemini

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!