Hackers podem ser contratados pelo governo federal

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Aloízio Mercadante, Ministro da Ciência e Tecnologia, afirmou que o governo precisa investir em segurança digital.

“Os danos dos ataques hackers sofridos pelo governo foram pequenos, mas é uma experiência importante para mostrar que precisamos investir em segurança”, disse o Ministro após almoço com empresários na capital paulista.

Segundo o Ministro as Forças Armadas em conjunto com a Polícia Federal estão montando uma força tarefa para combater ataques de hackers. Essa força tarefa deverá proteger não só o governo, mas toda a sociedade.

Mercadante disse que os hackers são jovens talentos e muito criativos que usam suas habilidades cibernéticas para melhorar o acesso à informação e à internet. O Ministro revelou ainda a sua intenção de contratar alguns hackers para trabalhar no governo, ajudando na segurança dos portais.

“Os crimes praticados pela internet necessitam de punição, porém, a liberdade dos internautas deve ser preservada.”

Será que o governo brasileiro seguirá a “moda” de contratar hackers, tal como o Facebook e tantas outras?!

Fonte: Agência Brasil

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


9 Comentários

Mariana Moreira
1

Contratar hackers? Isso é um absurdo. Seria como assinar um atestado de vulnerabilidade. Não é possível que o governo não tenha funcionários de segurança de rede competentes o suficiente para proteger os dados nacionais. Com os salários que eles ganha é o mínimo que podemos esperar.

Diego
2

Eu já penso diferente da Mariana, primeiro porque o termo hacker ja está sendo utilizado de forma inadequada.

Segundo, do mesmo modo que temos que utilizam o seu conhecimento como forma de prejudicar, existem os que o utilizam para aletar sobre falhas encontradas no sistema.

Isto está aparecendo com mais frequência na mídia agora, mas vamos pensar, como será que as grandes corporações, bancos entre outros fazem para testar a força e segurança de suas aplicações? Fica a dica !

Guilherme Cecilio
3

Em se tratando de Segurança da Informação, é necessário sim contratar profissionais de segurança da informação, e ultimamente a maioria deles possui um perfil de jovem, porem com muitas habilidades. Esta pessoa precisa ser tratada para usar o teu conhecimento para o BEM. Acho valido sim, existir um setor no governo que recrutem jovens talentos para usar sua inteligencia para o melhor uso.

Henrique Pacheco
4

@Mariana Moreira, coitada, foi levada pela mídia. Vamos às definições corretas.

– Hacker, aquele que possui muito conhecimento computacional, muito conhecimento também de como funciona SO’s.

– Cracker, aquele que possui os mesmos conhecimentos e utiliza-os para invadir pc, quebrar segurança e dados criptografados. São eles que criam “desbloqueadores” de Windows, jogos e outros.

– Lammer aquele que gosta do “status” de hacker, geralmente utiliza apenas programas criados por hackers e tenta se demostrar aos amigos.

Mais -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker

Mariana Moreira
5

O problema é que tem muita gente boa de serviço que faz concurso e não é chamada para trabalhar. Aí fica a dúvida esses “hackers” que o ministro quer contratar, farão concurso para concorer às vagas?

Alan Nogueira
7

Crime é crime, eu acho que se começar a contratar esse pessoal, vai virar festa, porque mais segurança sabemos que não teremos!

Wanderson
8

Eu também concordo com a ideia de contratar os hacker pode ser uma boa, já que eles são especilistas em segurança. Más oque importa realmente é que o governo crie vergonha na cara e comece a dar valor na T.I e em seus profissionais.

e gostei muito da citação do Henrique que diz sobre os “Lammers” , onde a maioria deles se chamam de hackers e ficam tentando invadir sistemas até conseguirem acertar um.( e ainda com programas que nem criados por eles foram).

Diego
9

Sem dúvida Wanderson, tirando o foco do assunto de hackers, o essencial é que não somente o governo, mas as empresas em geral valorizem a T.I e seus profissionais com um salário digno.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">