Patente Brasileira: distribuição de filmes em HD pela internet (GloVe)

Você já ouviu falar no GloVe? GloVe (Global Video Environment) é um sistema brasileiro de distribuição de vídeo digital em alta definição sob demanda, em grande escala.

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Computação Paralela da Universidade Federal do Rio de Janeiro e rendeu três patentes internacionais na área de tecnologia para o Brasil.

A tecnologia de administração e compartilhamento de vídeos é capaz de atender a um número ilimitado de pessoas simultaneamente com exibição individualizada.

A inovação do GloVe é que, diferente da tecnologia atual, que é baseada em solução de hardware, ele faz o serviço todo através de software, reduzindo drasticamente os custos do investimento.

Para o usuário, as vantagens também são grandes. No caso de redes locais, um vídeo fica geralmente hospedado no servidor central. Caso o vídeo seja popular e milhares de pessoas o acessem a todo instante, há riscos de lentidão na transmissão ou mesmo de interrupções.

Com o Glove esses problemas são praticamente eliminados, porque o sistema recicla o fluxo e redistribui o conteúdo para os usuários.

Os potenciais clientes para o Glove são as distribuidoras de filmes, as redes de TV que distribuiem conteúdo pela internet, ou mesmo
as universidades que oferecem cursos de educação à distância.

“É uma excelente alternativa. Além das vantagens técnicas e econômicas a nossa tecnologia inibe a pirataria, proporcionando maior segurança ao fornecedor de conteúdo,” afirmou Cláudio amorim, professor e coordenador do projeto.

Fonte: Inovação e Tecnologia

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


1 Comentários

Marketing Digital
1

Até que enfim uma ótima opção para hospedarmos vídeos.
Hoje uso servidores próprios para isso e o consumo é enorme. Se o serviço realmente for bom e manter-se estável pode ser uma ótima oportunidade de troca.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!