Blue Coat define a próxima geração de otimização de redes WAN para atender às novas necessidades das empresas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Blue Coat Systems, Inc. (Nasdaq: BCSI), uma das principais fornecedoras globais de soluções de segurança Web e otimização de redes WAN, lança a versão 6.2 do sistema operacional SGOS para sua solução MACH5 de otimização de redes WAN (Wide Area Network) e dois novos modelos de appliance. Esse conjunto de lançamentos Blue Coat define uma nova geração em otimização de redes WAN.

“Os requisitos para otimização de redes WAN evoluem rapidamente, à medida que as empresas começam a adotar aplicações baseadas na nuvem, enfrentam dificuldades no gerenciamento de projetos de vídeos corporativos e precisam lidar com um enorme volume de conteúdo de entretenimento na web – tudo isso chegando a suas filiais por meio de links caros e de capacidade limitada. A Blue Coat, além de responder aos desafios de otimização de WAN trazidos pela consolidação de data centers, lança agora uma nova geração de soluções para a otimização de redes WAN, um ponto crítico para novos projetos de TI”, afirma Francisco Abarca, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina da Blue Coat Systems.

Definindo a próxima geração de otimização de redes WAN

A Blue Coat, assim como outros fornecedores de soluções para otimização de redes WAN, foi bem-sucedida no que diz respeito a contribuir para a consolidação de ambientes de TI, acelerando o tráfego de arquivos, e-mail, e aplicações entre data centers corporativos e as filiais das empresas. O lançamento da versão 6.2 do sistema operacional SGOS – utilizado na solução MACH5 da Blue Coat para otimização de WAN – representa um novo passo no que toca aos recursos de otimização de redes corporativas, aprimorando sistemas como o de e-mail, oferecendo relatórios mais avançados e mais escalabilidade para os appliances em data centers. A Blue Coat está, neste momento, definindo a próxima geração de otimização de redes WAN para atender às necessidades de aplicações e serviços baseados em nuvem, da proliferação de vídeos na web, da transição para IPv6 e das contínuas mudanças que se verificam nas redes e aplicações.

Acrescentando a otimização de SaaS na nuvem pública à tradicional otimização de WAN

Derrubando as barreiras que impediram as soluções tradicionais de otimizar as aplicações baseadas na nuvem pública, o novo CloudCaching Engine da Blue Coat conta com uma tecnologia de aceleração “unilateral”, ou assimétrica, capaz de tornar mais rápido o tráfego das aplicações baseadas na nuvem sem exigir um dispositivo de otimização de redes WAN instalado na infraestrutura do provedor de serviços de cloud computing. O CloudCaching Engine constitui um aprimoramento da pioneira tecnologia da Blue Coat para captura de conteúdos, e pode acelerar e otimizar aplicações Web, arquivos de vídeo pesados e conteúdos dinâmicos Web 2.0.

Melhor distribuição de vídeo e redução de custos

Como um recurso opcional, a versão 6.2 do sistema SGOS permite armazenar em cache conteúdos de vídeo sob demanda em Adobe Flash, utilizando protocolo RTMP. Assim, as empresas podem distribuir vídeos sem necessidade de ampliação da largura de banda que utilizam, evitando ao mesmo tempo que o tráfego de vídeos sobrecarregue a rede, prejudicando aplicações críticas para os negócios. As soluções MACH5 incluem um conjunto de tecnologias capazes de otimizar a distribuição de vídeo sob demanda e vídeos ao vivo – venham esses vídeos de uma fonte da própria empresa ou da Internet.

Otimização de sistemas de e-mail

A versão 6.2 do sistema operacional SGOS também inclui funcionalidades para MAPI criptografado e suporte ao Exchange 2010, oferecendo opções adicionais para acelerar o acesso a sistemas corporativos de e-mail, com redução do consumo de largura de banda – vantagem que se estende à recuperação de anexos de e-mail, que hoje ainda é, muitas vezes, lenta.

Novo modelo de geração de relatórios

O SGOS 6.2 conta com um novo modelo de geração de relatórios, automático e de fácil utilização, capaz de mostrar visualmente, por meio de uma interface intuitiva, os benefícios da implementação da solução para otimização de WAN. Com esses relatórios, os clientes podem demonstrar o retorno sobre o investimento realizado e dispor de informações importantes para o planejamento de rede e de aplicações. Os relatórios fornecem uma “fotografia” do tráfego na rede e do consumo/economia de banda.

Appliances de alto desempenho para data centers

A Blue Coat também está lançando um novo appliance MACH5 para otimização de WAN – o modelo 9000-40 – com taxa de transferência de dados de um gigabit, ideal para implementação em grandes centros de dados. Este appliance suporta altos níveis de tráfego, de um grande número de usuários acessando, de diferentes filiais, aplicações, arquivos e sistemas de e-mail no data center da empresa.

Novos appliances para data centers virtuais

A Blue Coat lança ainda uma nova versão, de alta capacidade, do seu appliance para utilização em data centers virtuais em nuvem privada, onde é possível a otimização simétrica. O novo appliance virtual MACH5 oferece taxa de transferência de dados de até 45 Mbps na implementação de infraestrutura como serviço (IaaS – Infrastructure as a Service) em nuvens privadas.

As soluções Blue Coat para otimização de redes WAN respondem aos desafios e oportunidades que hoje se colocam no que toca a aumentar a eficiência dos funcionários em filiais das empresas, acelerar processos de negócio, aprimorar a colaboração e a tomada de decisões, além de levar em conta a nova realidade de custos e rentabilidade das infraestruturas de TI baseadas na Internet.

A versão 6.2 do sistema operacional SGOS 6.2 já está disponível. Para os novos clientes, o software vem instalado no appliance. Para as empresas que já são clientes da Blue Coat e têm contrato de serviço, ele será fornecido sem custos. O novo recurso para caching de Flash requer uma licença adicional.

O MACH5 9000-40 e o novo appliance virtual MACH5 também já estão disponíveis.

Fonte: SHEDI – Silvia Helena Editora

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">