Cisco prepara switch de rede com diferenciais para enfrentar os desafios da próxima década

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Cisco apresentou ontem durante o Cisco Live, conferência anual de TI e comunicações da empresa, que ocorre esta semana em Las Vegas (EUA), diversas inovações dentro de seu carro-chefe Catalyst(R) 6500 Series Switches, os switches de rede mais implementados do mundo. Essas inovações preparam a infraestrutura de rede dos clientes para o crescimento constante de dispositivos conectados, aumento do tráfego de vídeo, modelos de negócios de computação em nuvem e forças de trabalho cada vez mais móveis.

Com mais de 500 patentes, o Catalyst 6500 tem sido o verdadeiro padrão de plataforma de switch do setor no centro das redes de campus, data center, WAN, e Metro Ethernet desde o seu lançamento em 1999, e tem uma base instalada de $ 42 bilhões, quase 700.000 sistemas/110 milhões de portas implementadas e mais de 25.000 clientes em todo o mundo. Há anos a plataforma vem estabelecendo o nível de liderança do produto, escala de implementação e nova inovação no setor de redes. O Catalyst 6500 liderou a primeira transição de porta da indústria que passou da velocidade Fast Ethernet para Gigabit Ethernet e depois para Ethernet de 10 Gigabits. Em novembro de 2010, ele foi o primeiro switch modular a apresentar uma interoperabilidade de Ethernet de 40 Gigabits. O recém-renovado Catalyst 6500 dá continuidade a este legado de inovação com mais lançamentos do setor, com o total suporte para IPv4 e IPv6 na plataforma de hardware do switch, nova capacidade de virtualização de rede, um conjunto compreensivo de módulos de serviços integrados L4-7, e monitoramento da performance e da visibilidade do novo aplicativo com a implementação totalmente renovada do NetFlow.

A parte central da renovação é o lançamento do Cisco Catalyst 6500 Series Supervisor Engine 2T, um produto de 2 terabits que libera 80 gigabits por segundo por slot, novos produtos da linha 10 gigabits e 10 gigabits Ethernet com vários recursos, e a próxima geração de serviços sem fronteiras que fornecem nova capacidade de mobilidade, segurança, análise de rede e balanceamento de carga.

A nova plataforma aumenta em três vezes a capacidade de produção do Catalyst 6500, de 720 Gbps para 2 Tbps. Ela também pode quadruplicar o número de dispositivos ou de usuários que podem ser conectados na rede. Por exemplo, um único Catalyst 6500 agora aceita até 10.000 dispositivos móveis.

Todos os novos produtos das linhas Supervisor de 2 Tbps são compatíveis com  os modelos do Cisco E-Series, com mínima intervenção da infraestrutura existente do Catalyst 6500 E-Series. Esta compatibilidade evita a necessidade de troca e substituição, que prejudiquem o tempo de operação da rede do cliente e exijam pessoal, despesas e tempo extra.

Outros destaques e novidades do setor

  • Mais de 200 novos recursos técnicos acrescentados ao Cisco IOS(R) Software para atender às crescentes demandas de segurança, mobilidade, aplicação, voz/vídeo e virtualização. Incluindo: Serviços Avançados de Segurança com a total implementação do Cisco TrustSec(R), incluindo o MacSec baseado em hardware para sigilo e integridade dos dados com classificação de fio; Tagging de Grupo de Segurança; e Controle de Lista de Acesso ao Grupo de Segurança. O único Tagging do Grupo de Segurança de 3 Níveis Catalyst 6500 Supervisor 2T viabiliza a interoperabilidade e a interconexão altamente segura das redes dispersas geograficamente. Serviços de Virtualização de Rede Escalonável VRF-LiteMPLS, e VPLS baseado em hardware nativo, bem como MPLS através de GRE estão disponíveis com velocidades de interfaces completas.
  • Módulos de serviço da próxima geração. Novos módulos L4-7 de mobilidade, segurança, análise de rede e balanceamento de carga viabilizam que os clientes reduzam o número de dispositivos L4-7 na rede a ser gerenciada, melhorando a eficiência da energia e reduzindo a emissão de carbono.
  • Tecnologia que facilita a transição para IPv6. Sem penalizar a performance geral do sistema, o novo Supervisor 2T inclui muitas tecnologias que facilitam a transição de IPv4 para IPv6. O Catalyst 6500 também é a primeira plataforma a oferecer recursos IPv6 First Hop Security (como de varredura de dispositivo, Neighbor Discovery Protocol Inspection e limites de endereço por porta IPv6) para que os clientes continuem a aumentar suas redes com uma grande garantia de segurança durante a transição para IPv6.
  • Primeiro suporte nativo de tecnologias que simplifica os limites LAN/WAN para os provedores de serviço e clientes. Estas tecnologias, chamadas suporte Virtual Private LAN Services e Bridged Domain Technology, viabilizam o provisionamento rápido e flexível, porque a largura de banda do serviço não está ligada à interface física. O suporte nativo pode reduzir substancialmente o custo e melhorar muito a performance desta tecnologia padronizada comprovada.
  • Primeira plataforma a oferecer sistema compreensivo e multiprotocolo NetFlow. Para ajudar os clientes que queiram aumentar a precisão do planejamento da capacidade e da alocação de recursos, a Cisco adicionou suporte Flexible and Sampled NetFlow para monitoramento aprimorado e granular de IPv4, IPv6, multicast e de tráfego MPLS. Esta novidade proporciona um aumento quadruplicado – para até 1 milhão – do número de entradas NetFlow que podem ser mantidas.
  • Aprimoramentos que garantem uma experiência de vídeo superior. Enquanto a técnica “multicast” de comunicação através da infraestrutura de IP tenha ficado cada vez mais importante para as transmissões de dados e de vídeo do mercado, a escalonabilidade do roteamento de multicast tem sido um problema constante. Para abordar isso, o Cisco Supervisor Engine 2T proporciona um aumento de até 16 vezes da escalonabilidade do roteamento de multicast. Ele também oferece grandes melhorias na forma como o Catalyst 6500 transfere automaticamente o tráfego multicast apenas para os links que os tenham solicitado. Chamados de IGMPv3 e MLDv2 Snooping, estes aprimoramentos ajudam a garantir que o multicasting não traga uma carga desnecessária para o dispositivo hospedeiro, e são especialmente úteis para aplicações de multicast de IP com grande consumo de largura de banda como IPTV.

Disponibilidade
O novo Catalyst 6500 Series já está disponível. As configurações 2T  podem oferecer a menor relação preço/performance, com a oferta de uma redução de preço de 20 a 30 porcento sobre a geração Supervisor Engine 720 anterior, e até quadruplicar a escalonabilidade, triplicar a performance e um conjunto incomparável de recursos do setor. Ele é entregue com suporte imediato das ferramentas de gerenciamento de rede como Cisco Prime(TM) e Data Center Manager.

Fonte: In Press Porter Novelli

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">