Missão espanhola de TI chega a Porto Alegre

Porto Alegre recebe de 6 a 8 julho missão espanhola composta por seis empresas da área de Tecnologia da Informação (TI), da Região de Andaluzia, na Espanha. Organizada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), a vinda dos empresários em o objetivo de  abrir espaço para empresas gaúchas desenvolvedoras de software na Europa, como ressalta Reges Bronzatti, presidente da entidade. “É extremamente salutar este intercâmbio empresarial, para criarmos oportunidades recíprocas de negócios com empresas do mesmo segmento e que possam ser complementares às ofertas de ambos os países. A meta é abrir o mercado para que nossas empresas possam exportar softwares e serviços e, em contrapartida, criar parcerias no Brasil para que essas empresas tragam seus produtos alinhados com fornecedores locais”, diz Bronzatti. A agenda prevê também, um encontro com autoridades governamentais, com o propósito de conhecer as políticas do estado para que empresas da Espanha possam fazer alianças estratégicas com empresas de TI gaúchas e tratar de negócios e oportunidades entre os dois países. No encontro já estão confirmadas as participações do Banrisul, Procergs e da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia (SCIT).

Empresas que virão a Porto Alegre

Entre os empreendimentos de TI da Espanha, que estarão em Porto Alegre a fim de realizar negócios, está a Sadiel, com 27 anos no setor de consultoria de IT e faturamento superior a 184 milhões de Euros. O foco da Sadiel é firmar parcerias com empresas gaúchas de grande e médio porte, além de contatar potenciais clientes. A Sadiel oferece serviços a clientes do setor público e privado, cobrindo todo o ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação, desde a consultoria de desenho, desenvolvimento, implantação e manutenção.

As demais participantes espanholas dos encontros serão: Novasoft, que é fornecedora de hardware, exploração de sistemas, desenvolvimento e consultoria, especializada no setor público; MPSistemas, que trabalha com soluções de gestão comercial;  CDTEC, atuante no desenvolvimento sob medida, de implantação de produtos open source, Design de Imagem Corporativa e  desenvolvimento de Software Factory; Nebro Mellado & Consultores que tem atuação em Serviços TIC; e Icinetic que mantém no mercado ferramenta própria de automatização para gerar aplicações web de gestão. A agenda tem o propósito, também de conhecer as políticas do Governo do  Estado para que empresas da Espanha possam fazer alianças estratégicas com empresas de TI gaúchas e troca de negócios e oportunidades dos dois países A vinda dos empresários espanhóis fortalece as relações com o mercado de TI regional. Em 2009 e 2010 missões levaram representantes de empresas gaúchas à Espanha. Nessas ocasiões 30 empresários brasileiros de TI estavam presentes, sendo pelo menos 10 do RS. As rodadas de negócios que serão realizadas em Porto Alegre e São Leopoldo terão a participação de mais de 15 empresas com interesse em fechar negócios voltados à atuação no país europeu.

Agenda dos encontros

No primeiro dia, 6 de julho, o encontro será realizado no auditório da Assespro, Av. Ipiranga, 6681, Tecnopuc, com a presença de Jose Antonio Antonioni, presidente da associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul), que abre o evento a convite da Assespro. Na quinta-feira, 7, a reunião ocorre no Tecnosinos e inclui empresários da região do Vale do Sinos. Participam das rodadas de negócios empreendimentos associados da Assespro, Seprorgs e Softsul.

No dia 8 a agenda é com o governo do estado, na sede da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), com organização da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS (SDPI). A agenda tem o propósito de conhecer as políticas do estado para que empresas da Espanha possam fazer alianças estratégicas com empresas de TI gaúchas e troca de negócios e oportunidades entre os dois países. No encontro já estão confirmadas as participações do Banrisul, Procergs e da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia (SCIT).

Fonte: Redação Assecom

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!