Estoque no e-commerce – Fator primordial

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Tantos se preocupam com alguns fatores do e-commerce como o marketing digital, gestão de conteúdo, e-mail marketing entre outras formas de divulgação e otimização de uma empresa online, e muitas vezes fica de lado o principal: o produto. Afinal, o objetivo principal é a venda e sem o produto ela não ocorre. Por isso cuidar do estoque é de extrema importância para o sucesso de sua empresa digital. Apesar de ser na internet – um ambiente digital, a empresa precisa de resultados bem reais. Ao fazer o projeto de e-commerce o empreendedor online já deve se preocupar com essa questão.

A forma mais eficaz e segura de administrar o estoque de um pequeno e-commerce é ter um estoque exclusivo, ou seja, apenas daquela empresa, não compartilhado com outras filiais ou que sirva para suprir representantes em caso de ser também a fabricante do produto. Isso garante a entrega dos produtos nos prazos prometidos, dando maior confiabilidade à empresa e evitando que muitas das vendas sejam canceladas – sem falar no ‘buzz’ negativo na Web. Há também muitas vezes a descentralização do estoque, espalhando em vários depósitos, tanto para diminuir os preços de entrega quando para estocar os produtos seguindo critérios de necessidades operacionais – só que para isso a empresa tem que ter um controle rigoroso e pesquisas de mercado inteligentes para conseguir estocar segundo demanda por localidade.

Tornando o fator – estoque compartilhado – cuide para que não ocorra de a loja física e a virtual disputarem os mesmos produtos em estoque. Mesmo com muito controle, cedo ou tarde terá algum problema e isso basta para uma má reputação on-line.

A informatização do estoque é essencial para agilizar o processo de reposição de mercadoria. É muito importante integrar sistema digital e estoque realmente, para que não ocorram erros de informação. O sistema também deve acionar a reposição automática dos produtos quando atingir o estoque mínimo para os fornecedores, assim, nunca faltará produto para vender.

O estoque é muito importante na gestão de e-commerce . O produto precisa chegar no tempo certo e com mínimo de gasto possível. O cliente precisa estar satisfeito com o produto, para novamente comprar em seu e-commerce. É uma forma de otimização de resultados na sua loja virtual e isso é a base para o sucesso!

Respeite seu consumidor: prometeu – entregue no prazo a mercadoria correta e com qualidade.

Abraço a todos.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luiz Castro Junior

Mais artigos deste autor »

Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">