Justiça obriga Vostu a retirar jogos do Orkut

A Zynga, empresa americana de jogos sociais, que entrou com uma ação na justiça acusando a Vostu de plágio, acaba de ganhar a batalha. A justiça brasileira determinou que a Vostu retire do ar, em 48 horas, os jogos: Mega City, Vostu Poker, Café Mania e Pet Mania. Caso a produtora brasileira não acate a decisão deverá pagar multa diária de R$ 20 mil.

A Vostu anunciou que não irá retirar os jogos do ar: “Estamos nos defendendo agressivamente da Zynga, uma empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa”.

A zynga acusa a brasileira Vostu de copiar descaradamente  os seus jogos. Em contra partida a Vostu afirma que os jogos da Zynga não são originais e sim cópias de jogos de outras empresas e por tanto não teria o direito de reclamar a propriedade deles.

Em um comunicado publicado no jornal The New York Times, a Zynga se defende: “Uma coisa é inspirar-se nos nossos jogos, outra completamente diferente é copiar todas as características dos nossos produtos, nossa marca, nossas estratégias, nossa missão e até os benefícios de nossos funcionários. Nós saudamos a chegada da Vostu no mercado de jogos sociais, mas a flagrante violação de nosso trabalho criativo não é uma estratégia de negócio aceitável.”

Afinal, quais são os jogos originais? E quem copiou primeiro? Qual sua opinião?

Com informações de O Globo

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!