Larry Page explica porque a Google comprou a Motorola Mobility

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

No blog corporativo do Google, Larry Page, CEO da empresa, explicou porque comprou a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões.

A Motorola Mobility é uma das maiores fabricantes de smartphones e tablets com sistema Android e a sua compra foi puramente estratégica.

Page garantiu que a transação não mudará em nada a forma de utilização do Android pelas concorrentes e que o sistema operacional continuará a ser aberto.

Outra razão que pesou na decisão de comprar a companhia é a grande quantidade de patentes da Motorola. Essas patentes ajudarão a proteger o Android de ataques anticompetitivos da Apple e da Microsoft.

Abaixo, a tradução da mensagem de Larry Page:

“Desde o lançamento em novembro de 2007, o Android não apenas fez aumentar drasticamente o poder de escolha do consumidor como também melhorou completamente a experiência móvel dos usuários. Hoje, mais de 150 milhões de aparelhos Android têm sido ativados em todo o mundo – com mais de 550 mil aparelhos sendo ativados por dia – por uma rede de cerca de 39 fabricantes e 231 operadoras em 123 países. Dado o sucesso fenomenal do Android, nós buscamos sempre formas de turbinar o ecossistema Android. É por isso que estou tão entusiasmado hoje ao anunciar que concordamos em comprar a Motorola.

“A Motorola tem uma história de mais de 80 anos de inovação em tecnologias e produtos de comunicações e no desenvolvimento de propriedade intelectual, que tem ajudado a conduzir a notável revolução na computação móvel da qual todos nós nos beneficiamos hoje. Entre seus muitos marcos estão o lançamento do primeiro celular portátil do mundo há quase 30 anos, e o StarTAC – o menor e mais leve celular da Terra à época de seu lançamento. Em 2007, a Motorola foi membro fundador da Open Handset Alliance que trabalhou para tornar o Android a primeira plataforma verdadeiramente ampla e aberta para aparelhos móveis. Eu amei meus celulares Motorola desde a era StarTAC aos atuais Droids.

“Em 2008, a Motorola apostou tudo no Android como seu único sistema operacional para toda sua linha de smartphones. Foi uma aposta inteligente e estamos eufóricos com o sucesso que eles atingiram. Nós acreditamos que sua divisão mobile segue uma trajetória de crescimento e está pronta para um crescimento explosivo.

“A Motorola também é líder de mercado no negócio de soluções de vídeo e aparelhos para o lar. Com a transição para o Protocolo Internet (IP), estamos entusiasmados de trabalhar juntos com a Motorola e a indústria para apoiar nossos parceiros e cooperar com eles para acelerar a inovação neste espaço.

“O compromisso total da Motorola com o Android em aparelhos móveis é uma das muitas razões pelas quais acreditamos que há um encaixe natural entre as duas empresas. Juntas, nós criaremos experiências fantásticas para o usuário que turbinarão todo o ecossistema Android em benefício dos consumidores, parceiros e desenvolvedores em todo o mundo.

“Esta aquisição não mudará nosso compromisso de manter o Android como uma plataforma aberta. A Motorola permanecerá como uma licenciada do Android e o Android permanecerá aberto. Nós vamos administrar a Motorola como um negócio independente. Muitos parceiros de hardware contribuíram para o sucesso do Android e vamos continuar a trabalhar com todos eles para entregar experiências de uso superiores.

“Nós recentemente explicamos como algumas empresas, incluindo Microsoft e Apple, vêm se unindo em ataques anticompetitivos sobre patentes contra o Android. O Departamento de Justiça dos EUA teve de intervir nos resultados de um recente leilão de patentes para ‘proteger a competição e a inovação na comunidade de software de código aberto’ e está atualmente analisando os resultados do leilão da Nortel. Nossa compra da Motorola vai aumentar a competição por meio do fortalecimento do portfólio de patentes da Google, que nos permitirá proteger melhor o Android de ameaças anticompetitivas da Microsoft, da Apple e de outras companhias.

“A combinação da Google e da Motorola não vai apenas turbinar o Android, mas também aumentará a competição e oferecerá aos consumidores inovação acelerada, mais escolha e experiências de uso maravilhosas. Estou confiante de que essas experiências irão criar um valor enorme para os acionistas.

“Estou ansioso para dar as boas-vindas aos funcionários da Motorola à nossa família de Googlers.”

Fonte: IDGNow

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">