Os estrangeiros estão de olho nos salários praticados no Brasil

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Um balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho mostrou que o mercado de trabalho brasileiro está atraindo cada vez mais estrangeiros para o país. Apenas no primeiro semestre de 2011, 26,5 mil gringos conseguiram visto de trabalho no país. No mesmo período de 2010, foram emitidos 21,1 mil vistos para trabalhar no Brasil, um aumento de 19,4%.

A maioria dos estrangeiros vem para o Brasil para atuar nas áreas de engenharia, infraestrutura e tecnologia (construção civil, petróleo e portos), e Tecnologia da Informação. Há também muitos que ingressam nas áreas financeiras ligadas ao mercado internacional.

A consultoria Hays, que recruta executivos para diversos segmentos, afirma que 80,4% das empresas brasileiras têm interesse em contratar estrangeiros. Ainda segundo a consultoria, o aumento de estrangeiros trabalhando no país é reflexo do crescimento econômico que o Brasil vem apresentando nos últimos anos.

Outro fator para o aumento de profissionais estrangeiros no Brasil são as crises econômicas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Para as empresas nacionais, isso é muito bom, pois esses profissionais trazem práticas, tecnologias e experiências diferentes, o que favorece o desenvolvimento e crescimento.

Para o mercado de trabalho, esse cenário, ao contrário do que possa aparecer, também é favorável, pois com o aumento da concorrência, os brasileiros, para alcançar postos mais altos e maiores salários, terão de investir mais em especialização o que é excelente para o desenvolvimento do país.

Mesmo assim, para proteger o mercado interno, o Ministério do Trabalho determinou que para contratar estrangeiros as empresas precisam comprovar que não há mão de obra disponível no país.

Será que é por isso que a imprensa alardeou tanto a falta de profissionais brasileiros de TI?!

Com informações de INFO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


1 Comentários

Enio
1

Então, que coisa fascinante! O Brasil infelizmente abre as pernas para os estrangeiros trabalharem a vontade… enquanto isso, vai você tentar uma oportunidade de emprego em outro país para ver a complicação que é.

Samuel
2

O Brasil tem de fechar as portas, temos tudo e podemos viver sem a necessidade de estrangeiros explorando nosso país, deveriam interromper exportação de minerio como Niobio e nao permitir mao de obra estrangeira.
Somos autosuficientes temos tudo nas maos, não precisamos competir e sim viver sem a necessidade de crescer crescer consumir consumir. como fizeram outros paises que agora esgotaram suas riquezas e vem explorar aqui.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">