Redes Sociais – Não tem como não usar

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No passado, os clientes se encontravam na frente da televisão e quando precisavam comprar algo, iam até a loja, mercado ou outro tipo qualquer de comércio. Mas sabemos que do final da década passada em diante, as coisas mudaram. Os clientes estão online, assim como o comércio. E eles não estão no Google procurando produtos somente. Estão em blogs e redes sociais fazendo amigos, dando suas opiniões e se relacionando o tempo inteiro. Então, porque não utilizar mais essa ferramenta para a otimização de seu e-commerce?

A maioria das empresas on-line vêem as redes sociais apenas como meio de vender. Marketing digital nas redes sociais é muito válido, mas não se pode esquecer que elas são uma forma de comunicação de dois lados, onde o cliente pode responder, criticar ou elogiar um produto/marca.  Essa ferramenta é sem dúvida uma das melhores ferramentas na gestão de e-commerce para se relacionar com clientes e também, com parceiros.

Como principais redes sociais para o Marketing de Relacionamento temos o Twitter, o Orkut , o facebook e o Youtube. O twitter te permite postar mini textos com 140 caracteres, podendo assim divulgar qualquer novidade em tempo real e com uma abrangência insuperável já que a rede é formada por pessoas com satisfação em formar opniões . Você também pode ser seguido, o que possibilita medir a campanha e popularidade da marca – isso falando do básico. Porém o mais importante, você pode mandar recados para os outros usuários, podendo interagir de forma bem pessoal – Um risco? Sim, mas quanto você já gastou tentando humanizar sua marca? Eis uma forma econômica e eficaz. Atualmente, está sendo uma ótima ferramenta de marketing Online.

O Orkut já é meio velhinho, mas ainda abriga muitos usuários – na verdade continua na liderança das redes sociais no Brasil, claro que por trás disso tem outras questões. Tem uma janela própria pra divulgar qualquer coisa, fora as comunidades que podem ser feitas, com tópicos onde os usuários dão suas opiniões. O facebook é muito parecido com o Orkut em alguns aspectos, mas lá os usuários podem te curtir, entrar em uma conversa dando suas opiniões e interagindo com outros que não fazem parte de sua rede de amigos, o que gera muita popularidade. Talvez a maior vantagem (na minha opinião a única) do facebook é o agregar de uma loja virtual como página dentro da própria rede social, se bem trabalhada e estrategicamente é possível ter sucesso.

No Youtube você pode criar vídeos sobre a marca ou os produtos, como também uma tentativa viral. E nos comentários os clientes darão a opinião real. Muito diferente da televisão, onde não se obtém resposta, ninguém quer mais ficar passivo diante uma situação da qual necessita de opinião. No Youtube a reposta é quase instantânea, já que a velocidade da rede é impressionante, o que confere uma excelente estratégia de marketing digital, os vídeos quando bem elaborados ganham uma projeção incrível em pouco tempo.

E além da comunicação, uma coisa que muitas empresas fazem é monitorar as concorrentes, para saber como estão de popularidade e quais suas estratégias. Para uma gestão de e-commerce, essas informações são valiosíssimas.

Empreender Online requer capacidade estratégica. Saber aproveitar todas as oportunidades que o mundo digital oferece é uma forma de envolver-se com seus clientes e as redes sociais são uma das maiores oportunidades que a internet oferece. Não fique de fora, seus clientes estão lá e seus concorrentes também.

Um grande abraço.

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Luiz Castro Junior

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Diretor da Alpis Consultoria.
Consultor Certificado 8 Ps - Marketing Digital, Planejamento Estratégico digital, Gestor de Projetos.


2 Comentários

Luiz Castro Junior
2

Legal @gabii_fonseca,

Aproveitando o gancho…

Se achar interessante deves ver os vídeos do Rene de Paula Jr., um profissional que admiro muito, tem a mesma linha de pensamento que eu, sempre com um olhar critico, enfim, creio que vale apena parar um pouco para ver esses vídeos que facilmente você encontrar no Google.

Um grande abraço e boa sorte em sua apresentação.

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