SEBRAE auxilia multinacionais (programa Conecte seu Negócio)

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Há poucos dias, o Sebrae lançou o programa “Conecte seu Negócio”, para incentivar a entrada de pequenos negócios brasileiros na web. Na avaliação do Sebrae, com a qual concordamos, há ainda um grande número de micro e pequenas companhias que não está presente no mundo digital. Basta comparar o número de domínios .com.br com o número de CNPJs do Cadastro Central de Empresas do IBGE para corroborar este fato.

Entretanto, a maneira como o Sebrae desenvolve este programa, é questionável: o programa conta com a parceria das empresas Google, HP, Serasa Experian e Yola, todas empresas multinacionais. Enquanto o Sebrae assumiu a tarefa de mostrar que a internet é uma ferramenta de inovação que fortalece os micro e pequenos negócios (realizando treinamentos, dando suporte, etc.), os parceiros receberão as empresas como clientes, sem qualquer esforço. Ainda bem que eles se dispõem a doar 150 reais em créditos no AdWords (Google), vender PCs com desconto (HP) e fornecer informações cadastrais a ‘preços competitivos’ (Serasa Experian)!

Há vários aspectos da iniciativa que precisam ser questionados. Em primeiro lugar, não há empresas nacionais capazes de fazer isso? A informatização das micro e pequenas empresas é um objetivo já antigo. Entretanto, há capacidade de prestação de serviços e produção de equipamentos no País para atender a essa demanda. Não se trata apenas de defender os interesses das empresas de capital nacional que poderiam vender esses PCs, ou dos provedores de acesso e desenvolvedores web que poderiam comercializar seus serviços: dado o volume de empresas a ser atingido (cem mil empresas, de acordo com o anúncio do programa), efetivamente estamos perdendo a chance de dar um forte impulso ao ecossistema de pequenos provedores de internet e serviços web em todo o País (que também deveriam ser atendidos pelo Sebrae!), em detrimento de um gigante como o Google, que certamente não precisa dessa ajuda para se manter no mercado.

Outro aspecto diz respeito à origem e montante dos recursos: a fonte de receita do Sebrae é a contribuição obrigatória de todas as empresas brasileiras para com o sistema S sobre a folha de pagamento. Trata-se, portanto, de dinheiro público. Pergunto então: por que haveria de ser usado dinheiro de nossos impostos para beneficiar as companhias as citadas? Quanto ao montante que está sendo investido no programa, não há informações disponíveis até o momento.

Finalmente, observo que a estratégia de divulgação usada no anúncio do programa, que consistiu de um evento virtual hospedado no YouTube, certamente não esteve disponível para o mercado que se pretende atingir com a iniciativa!

* Roberto Carlos Mayer é vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional e representante do Brasil junto à ALETI (Federação Ibero-Americana das Entidades de TI) e diretor da MBI.

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4 Comentários

HELITON
1

Concordo plenamente com sua posição. O SEBRAE deveria fazer uma busca no país por empresas que poderiam atender a demanda. Acredito que se as empresas tivesse a informação do tamanho do negócio elas, por si proprio, iriam se preparar para esta tarefa. Más o ditado “O santo não faz milagre na sua terra” ainda é real em muitos lugares.

Marcos Silva
2

Realmente, eu particularmente não tinha participação na web, conheço empresas que ainda não tem também. Contratei um serviço de criação de site e hospedagem com a inter.net, tenho minha loja na web e assim consegui aumentar meus lucros e minha participação na web. O bom é que eu consegui um plano de hospedagem compartilhada que não tem lentidão na minha pagina e que custa pouco.

Alex Sandro Beraldo
3

É uma VERGONHA ver empresas brasileiras apoiarem um lixo destes, esta furada não passa de uma escada que depois te obriga a comprar hospedagem paga, e MESMO pagando não passa de uma pífia hospedagem de péssima qualidade, com recursos ordinários, caros empresários contratem uma hospedagem ilimitada em outros sites e não passem seus dados para esta pegadinha, GOOGLE, SEBRAE, SERASA EXPERIAN, HP, CLUBE INDÚSTRIA DE BENEFÍCIOS, empresas renomadas se sujeitando a esta propaganda barata?

Wallace Oliveira
4

Prezados,

Vergonha mesmo é o que a FINEP está fazendo. Para conhecimento a FINEP é uma agência do governo que promoveria a competitividade das empresas brasileiras por meio de projetos de inovação. Porém a agência assume postura contra o interesse da nação ao oferecer subvenção (antigo “fundo perdido”… isto mesmo… entrega dinheiro sem retorno) para empresas multinacionais como IBM e EMC.

Vejam o resultado preliminar no link abaixo e se vocês acham isto um absurdo mandem um recado para o email da ouvidoria [email protected] e [email protected]
http://download.finep.gov.br/chamadas/subvencao/documentos/Resultado_Preliminar_Etapa02_Merito.pdf

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