Afinal de contas, o que é Inovação Tecnológica?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Quando uma empresa se propõe a enfrentar uma situação sob uma nova ótica, diferente daquela que está acostumada, caminha na direção certa para alcançar uma inovação tecnológica. Inovação tecnológica pode ser definida como uma nova abordagem para a resolução de um “problema”, resultando em um novo produto a ser disponibilizado no mercado ou uma nova forma de se fazer um produto.

Uma empresa busca inovação para criar valor para seus clientes, ou seja, fazer com que os clientes percebam que o produto oferecido “vale” mais que o dos concorrentes, mesmo sendo muito parecidos. O que move o mundo da inovação é a capacidade de propor algo que tenha valor e seja reconhecido pelos clientes.

A inovação pode ser classificada em três dimensões: quanto ao objeto da inovação (produto ou processo), quanto ao impacto causado no mercado e quanto ao modelo de negócios.

A dimensão que propõe a classificação da inovação quanto ao objeto trata justamente do objeto fruto da inovação, considerando o produto quando é introduzido ao mercado um produto inovador ou substancialmente aprimorado, ou considerando o processo, quando da introdução, na empresa, de um processo novo ou substancialmente aprimorado.

Quando classificamos a inovação quanto ao seu impacto no mercado, estamos considerando a mudança causada no mercado, ou nos produtos oferecidos pela própria empresa, através da introdução de um novo produto ou processo. Quando o grau de novidade de um produto ou processo é alto tanto para a empresa quando para o mercado, tem-se a chamada inovação Descontínua ou Radical. Esse tipo de inovação caracteriza-se pela introdução, no mercado, de produtos inteiramente novos, o que pode causar até o desaparecimento dos produtos que ocupavam esse mercado anteriormente.

Podemos também inovar no processo e, com isso, proporcionar uma melhoria contínua dos nossos produtos ou na maneira de produzi-los. Essa forma de inovação é chamada de Incremental, pois ao invés de criarmos produtos novos no mercado, estamos agregando valor a produtos já existentes, seja pelo incremento de novas funcionalidades ou pela diminuição de seus custos de produção.

O modelo de negócios define a forma como a empresa transforma os insumos, utilizando sua capacidade técnica e equipamentos, e os vende a um preço que cobre seus custos e gera o lucro que a remunera. Quando a inovação é classificada levando-se em conta o modelo de negócios, consideramos o impacto que ela ocasiona no modelo de negócios da própria empresa e do mercado. A inovação pode fazer com que a empresa repense a sua maneira de atuar no mercado, tendo que mudar o seu modelo de negócios para conseguir sobreviver à competição com os demais concorrentes, do mercado atual e do mercado em que ela irá atuar.

Onde entra a tecnologia da informação nisso tudo? A tecnologia da informação é um dos meios pelos quais as empresas alcançam as inovações tecnológicas. Imagine o quanto podemos mudar os processos e produtos das empresas em que trabalhamos através da utilização de soluções de tecnologia da informação. Pense num novo sistema, num novo processo para desenvolvimento de software, numa solução de Business Intelligence que vem para auxiliar a alta diretoria na processo de tomada de decisões e num novo banco de dados que passa suportar um volume maior de informações. Tudo isso pode ser considerado o meio para se obter inovação tecnológica.

Assim, com o mercado cada vez mais acirrado, podemos notar que as empresas estão cada vez mais dependentes da criação de valor agregado aos seus produtos, valor esse que deve ser obtido através das inovações alcançadas pela empresa, seja em seus produtos ou processos. Hoje ter um produto inovador e percebido pelo mercado como superior aos de seus concorrentes dá as empresas uma vantagem competitiva muito grande e cria barreiras aos concorrentes diretos e indiretos.

Inovar deixou de ser uma questão somente de criatividade e passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas, daí a importância da tecnologia da informação para uma empresa.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">