Inclusão digital: software Liane TTS permite acesso a internet para deficientes visuais

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – promoveu um treinamento nacional para ensinar pessoas com deficiência visual a usar o software Liane TTS. A ferramenta é gratuita e permite que deficientes visuais usem o computador e acessem a internet.

O Liane TTS levou 3 anos para ser desenvolvido e é resultado de uma parceria entre o SERPRO e o núcleo de computação eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.  O Liane possui um sintetizador falado em português do Brasil e é capaz de ler toda a tela para os usuários.

O evento aconteceu na sede da instituição em Brasília e foi transmitido, via vídeo conferência, para Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Você pode baixar o Liane gratuitamente nas versões para Linux e Windows.

Com informações de INFO / SERPRO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">