Reutilização de computadores antigos – servidor multimídia, firewall, proxy…

Olá Profissionais de TI!

Compartilho com vocês mais algumas dicas para a reutilização de computadores antigos. Conforme descrito no meu post anterior, a doação deste equipamento é uma alternativa para a retutilização. Além de estar contribuindo para o meio ambiente, estaria ajudando na inclusão digital.

Mas se os planos são outros e o computador ainda está funcional, é possível montar uma jukebox utilizando a sua máquina antiga. Navegando na Internet, achei vários sites e fóruns que dão dicas de como montar e customizar sua jukebox. Para quem não sabe, jukebox são aquelas máquinas que tocam músicas em bares e restaurantes, aparecem bastante em filmes americanos. A montagem de uma jukebox é relativamente simples, consiste em uma CPU com um software que toca e gerencia músicas (MP3, WAV, etc) e um sistema de som. O trabalho maior fica por conta da customização da parte externa da “caixa” que abrigará esta CPU e o sistema de som.

Um outro possível destino para o seu computador antigo é a montagem de um servidor multimídia caseiro. Muito comum entre os geeks americanos. Para isto, será necessário fazer instalação e configuração de um SO para servidores, configurar as pastas compartilhadas e os direitos de acesso e pronto. Pode ser necessário fazer um upgrade de HD (armazenamento) e memória se for o caso. Pronto, seu servidor multimídia caseiro estará pronto para compartilhar suas músicas, fotos e arquivos com qualquer equipamento que se conectar à sua rede. É possível até configurar uma página de “Intranet caseira” de boas vindas e com os links para os arquivos.

E por fim, uma última sugestão para o fim nobre de um computador antigo. A montagem de um firewall e proxy caseiro ou para sua pequena empresa. Há várias distribuições Linux que se aplicam bem para esta função, por exemplo: o Coyote Linux para a função de firewall e Snort como proxy.

Estas foram as minhas sugestões no meio de infinitas possibilidades para se fazer com um computador antigo mas que ainda funciona.

Quais são as suas sugestões? Deixem seus comentário!

Marcelo Costa Almeida

Mais artigos deste autor »

Sou profissional na área de TI há mais de 10 anos. Pós-graduado em Gerenciamento de TI. Possuo certificação ITIL V3.
Pratico surf e corridas de rua. Sou cozinheiro aos finais de semana e churrasqueiro oficial de minha família. Sou casado e tenho duas filhas.


3 Comentários

Juan Fonseca
1

Fazer com que máquinas antigas virem clients de terminal também é uma boa pedida para que fiquem em produção por mais um bom tempo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!