“Caçadores de Mitos” sobre SI (Sistemas de Informação)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Este artigo tem por objetivo desfazer alguns dos mal-entendidos correntes entre os entusiastas de informática e esclarecer questões para quem enseja cursar SI mas ainda está mergulhado na dúvida. As afirmações sobre SI mais comuns as quais tive notícia serão abordadas abaixo.

Afirmação: O diploma de Ciência(s) da Computação é mais respeitado do que o de SI.
Resposta: Depende. Vejamos o caso dos EUA. Lá, até bem pouco tempo atrás, SI era visto como algo “light” e de teor menos acadêmico se comparado a CC. Entretanto, SI atualmente é considerada área científica de ponta e o diploma mais flexível e amplo para empregabilidade na indústria de TI norte-americana.

A: (O curso de) Ciência(s) da Computação forma melhores programadores do que o de SI.
R: Pelo menos no Brasil, as grades curriculares de SI vem “ganhando peso” com disciplinas extras de engenharia de software, estrutura de dados e matemática num nível bastante próximo ao de CC e acima das recomendações da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) para os cursos de SI. Bons cursos de SI formam egressos bastante competitivos com o pessoal de CC na área de programação.

A: (O curso de) SI requer menos rigor de raciocínio lógico do que EnC (Engenharia de Computação) ou CC.
R: Isso não é verdade. Os fatores de decisão e gerência que cabem ao egresso de SI são pesados. O teste para pós-graduação em Administração (o ANPAD) é um bom exemplo de rigor exigido, visto que um estudante de SI desfruta de pouco tempo para apreender as exaustivas matérias da Administração básica.

A: SI não dá a base requerida para o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, computadores…
R: SI utiliza a computação como atividade-meio e não como um fim em si mesma. Para tal fim, seria melhor optar por um curso de EnC ou CC. Mesmo assim, é possível arrumar trabalho específico na área como desenvolvedor de sistemas embarcados ou então desenvolvedor de métricas (benchmarking) para sistemas computadorizados.

A: Há cursos de SI com perfis completamente diferentes entre si… isso é muito confuso.
R: Esta é a parte onde se faz necessário tomar um pouco de cautela. Cursos de SI mais orientados à Administração ou Ciência da Informação remetem ao perfil MIS (Sistemas de Informação Gerenciais ou Ciência da Informação para Gestão), enquanto que cursos de SI orientados à Computação refletem o perfil CIS (Sistemas de Informação Computadorizados).

A: SI tem todo jeito para estar limitado aos cursos tecnólogos. Para que afinal existe o bacharelado?
R: SI é resultado da fusão entre as Ciências da Computação e as da Informação e da Administração. A realidade é que se torna muito difícil para as faculdades formar agentes profundamente teóricos em ambos aspectos. A solução para elas, obviamente, foi tornar o curso de bacharelado em SI um pouco mais prático do que o usual. SI, todavia, encobre um área muito extensa, capaz de envolver sociedade, gestão de recursos, tecnologia, biomedicina, etc. nos seus aspectos mais teóricos e acadêmicos. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) oferece um programa de Mestrado Acadêmico em SI (http://www.each.usp.br/ppgsi/).

A: Profissionais formados em SI não obtém os salários de topo nas suas respectivas áreas de atuação.
R: A diferença destes para os dos egressos dos demais cursos de Computação é, em média, pequena, e aparentemente o nível salarial melhora um pouco mais rapidamente com o tempo se comparado aos demais, conforme o profissional ou acadêmico formado em SI especializa-se e obtém certificações e prestígio. Cabe ressaltar que os profissionais atuantes em TI estão servidos das melhores oportunidades de salário dentro da indústria, ultrapassando as Engenharias em média e só perdendo para os profissionais liberais como advogados e médicos.

Se você tem mais informações a agregar ou discorda de algo, deixe seu comentário!

Visite o site da Sociedade Brasileira de Computação: http://www.sbc.org.br

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Altamir Gomes

Mais artigos deste autor »

Estudante e profissional de informática especializado em tecnologia da informação, além de professor particular para reforço escolar e pré-vestibulares.


1 Comentários

Tiago
1

Interessante a matéria.Eu mesmo faço graduação em SI pela Federal de São Carlos e a grade praticamente igual a grade da Ciência da Computação.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">