Cinco dicas para aproveitar o mundo real pelo mundo virtual

A internet nos permite possibilidades quase que ilimitadas. Em apenas poucos cliques conseguimos andar digitalmente pelas ruas de Paris, subir a Torre Eiffel e, entre mil outras coisas, descobrir os principais restaurantes e bares da cidade. E, assim que definido esse passeio virtual, ela também nos permite em poucos passos comprar passagens, reservar o hotel e gerar todo o roteiro do passeio.

O uso da internet vem se intensificado cada vez mais no Brasil e no mundo. As pessoas ficam mais conectadas e até algumas delas já ganharam a alcunha de “heavy users”, ou seja, aquele usuário que praticamente vira dependente da internet e passa a fazer tudo dentro dela.

Mas o grande mote é que a internet pode, e deve, ser um grande impulsionador para aproveitar muito bem o mundo real. Isso, por se valer do fato de que na internet podemos obter informações de acordo com nosso perfil. Quando utilizada como um bom instrumento de pesquisa, valendo-se do seu gosto pessoal, aumenta e muito sua chance de achar bons lugares e meios de curtir a vida real.

Então, para auxiliar nessa busca por informações essenciais para aumentar o bem-estar e a diversão, relaciono abaixo cinco dicas para aproveitar o mundo real a partir do mundo virtual:

1 – Fique atento às redes sociais: Hoje as redes sociais são uns dos meios mais rápidos e eficientes para se comunicar com os amigos. É dentro delas que seus amigos estão dizendo onde estão e o que vão fazer. Em poucos cliques é possível criar eventos e convidar a todos, ou reencontrar aquele amigo antigo. As redes sociais podem lhe proporcionar uma série de programas incríveis.

2 – Acompanhe blogs e guias virtuais: Não deixe de conferir blogs especializados e guias segmentados, eles trazem as maiores novidades e as principais tendências do que está acontecendo no Brasil e no mundo. Ainda existem guias virtuais em formato colaborativo, onde os próprios usuários são responsáveis pelo abastecimento do conteúdo e passam impressões pessoais.

3 – Utilize os mecanismos de buscas: Quando bem efetuada, as buscas podem revelar muito sobre os ambientes em que se deseja ir. A partir de blogs, redes sociais, ou até matérias jornalísticas, é possível ver a opinião de pessoas que já frequentaram o ambiente, utilizam serviços e adquiriram produtos.

4 – A facilidade dos aplicativos móveis: Com a fusão de diversas tecnologias em apenas um dispositivo. Ferramentas e aplicativos utilizando o conceito de geolocalização, como por exemplo, o Foursquare, são ideais para encontrar estabelecimentos novos, que estão próximos ao lugar em que o usuário se encontra, e propiciar conhecimentos diferenciados, agregando entretenimento e experiência.

5 – Aproveite oportunidades únicas: A internet traz oportunidades únicas para que as pessoas consigam curtir a vida real com um diferencial e até de forma espontânea. Clube de compras e compras coletivas são duas fórmulas que vieram para levar isso ao máximo. Restaurantes luxuosos por preços acessíveis, sessões de relaxamento, e até mesmo produtos.

Essas são apenas algumas das formas de conseguir obter experiências únicas dentro da internet e repassar para o mundo real. O conteúdo e a informação está ao alcance de um clique, basta saber como procurar.

*Marcus Andrade é sócio fundador do Guidu, www.guidu.com.br, guia online, em formato de rede social, com conteúdo colaborativo, onde os próprios usuários dão dicas e fazem os comentários dos estabelecimentos.

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!