E-commerce amplia recursos para inovação nas empresas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A inovação é a principal característica do empreendedor. Com a ajuda da internet, fica muito mais simples criar produtos ou serviços novos e que se tornam mais acessíveis, à medida que o povo brasileiro aumenta a familiaridade com a web. Também é abundantemente maior a quantidade de pessoas com acesso à banda larga – um levantamento divulgado pelo instituto IBOPE Nielsen Online sobre o segundo trimestre do ano indica o avanço de quase 6% em usuários, ou seja, hoje eles somam 77,8 milhões. Esse ambiente estimula o empreendedorismo, principalmente quando aplicado ao e-commerce.

O movimento favorável ao setor no Brasil já é sentido até por profissionais do exterior. Recentemente, uma dupla americana resolveu mudar de país para começar a vender pela internet artigos infantis. Outro profissional decidiu criar a primeira marca fashion estritamente virtual. Mas afinal, o que eles têm em comum? A visão de criar um serviço que ofereça conforto e que atenda aos desejos do povo brasileiro. Aí está o primeiro ponto para começar a investir na internet.

Segundo Marcelo F. Silva, gerente de marketing da JET Tecnologia, o e-commerce despertou a veia empreendedora dos empresários brasileiros, até porque “não dá para encontrar na internet as mesmas ofertas disponíveis no varejo tradicional”, portanto inovar é fundamental. “A inovação tem um potencial enorme e no e-commerce ela se torna imprescindível. Notamos que há uma busca constante do aperfeiçoamento dos serviços oferecidos no setor, mas esse esforço não é o único necessário”, afirma.

Chave para o empreendedorismo

Poucas empresas pensam na plataforma como um diferencial para os serviços que pretende oferecer, no entanto, ela pode ser o ponto de equilíbrio para o desempenho positivo na internet. Silva opina que “a inovação é transmitida com a ajuda do layout e das funcionalidades da plataforma, que deve trazer o mesmo caráter da empresa”.

Ficar de olho no que faz as empresas estrangeiras ainda ajuda a trazer algo inovador para o mercado local. O ideal é que esse olhar sirva como inspiração para uma nova possibilidade de atuação no comércio. Não dá para garantir o sucesso apenas com a cópia de um modelo que deu certo em outros países, até porque existe uma diferença expressiva no comportamento dos consumidores, de acordo com a cultura a qual eles estão acostumados.

O mais importante, para o gerente de marketing da JET, é que se mantenha o foco no diferencial que a internet pode imprimir aos negócios, prova disso são as mudanças constantes, e sempre aprovadas pelos consumidores, do e-commerce nacional.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">