Empresas terão que garantir velocidade mínima da internet contratada

O novo regulamento do setor de internet brasileiro, aprovado pela Anatel, obriga as empresas a garantirem um percentual mínimo da velocidade da internet contrata pelo cliente.

O novo regulamento entra em vigor em novembro de 2012 e estabelece um percentual obrigatório que deverá ser garantido em contrato.  Ficou estabelecido que esse percentual é de 20% a partir de novembro de 2012, 30% em 2013 e 40% em 2014.

As empresas também serão obrigadas a garantir uma velocidade média em relação ao que foi contratado que será de 60% em 2012, 70% em 2013 e 80% em 2014, válido para o período de maior tráfego de dados, entre 10h e 22h.

Outra mudança é que as empresas ficarão obrigadas a manter o serviço funcionando 99% do tempo, isso significa que durante o mês sua internet só poderá ficar fora do ar por 7 horas.

O não cumprimento das regras pode levar a uma multa de até R$ 25 milhões, mas as regras só valem para operadoras com mais de 50 mil assinantes.

Na próxima semana a Anatel irá disponibilizar, em seu site, um software para o usuário medir a qualidade da sua internet.

Com informações de G1

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


1 Comentários

Maycon Santos
1

O percentual minimo deveria ser de 50%, não de 20%, e a media de 70%, porque pagamos sempre 100% e já é ruim não ter 100% da velocidade contratada. Gostei do 99% de Up time.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!