O Futuro da Telefonia

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Rodrigo Geraldo Campos¹, Juliano Ribeiro Michelato¹, Alex Marino Almeida¹

¹ Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC

[email protected], [email protected]

INTRODUÇÃO

Entre as tecnologias consideradas avançadas, a das telecomunicações, mais precisamente a telefonia, é uma das que mais sofreu inovações em decorrência da invenção do transistor em 1948. Com a criação dos circuitos integrados, estes possibilitaram também uma grande evolução nos computadores, que por sua vez trouxeram mudanças em todos os tipos de serviços e afetaram todos os processos de comunicação dos seres humanos.

Uma grande tendência no mercado das telecomunicações, e que já é sinônimo de uma possível e provável revolução em virtude da sua grande economia é o VoIP, um serviço de transmissão de voz sobre pacotes de dados pela Internet que permite a interação com a rede pública de telefonia, originando assim a Telefonia IP.

A telefonia IP, considerada a grande inovação deste início de milênio, é uma tecnologia que permite entre outras coisas, a realização de chamadas telefônicas de computador para telefones convencionais, por exemplo, a custos baixíssimos em comparação com os valores praticados pelas companhias telefônicas atualmente. Isso porque na Telefonia IP uma única estrutura promove a interação das redes de dados e telefonia, possibilitando também que aparelhos especiais quando conectados à rede de computadores, recebam voz, dados e até mesmo imagens.

Embora traga muitos benefícios que vão além de simplesmente se fazer economia nas ligações de longa distância, a Telefonia IP ainda é limitada ao uso de Internet, seja esta conexão cabeada ou sem fio, esta que por sua vez não alcança grandes distâncias conseguindo manter uma boa taxa de transmissão. Com o surgimento do WiMAX, nome popular do padrão IEEE 802.16, que tem como proposta inicial disponibilizar acesso banda larga sem fio cobrindo distâncias maiores e sem a necessidade de grandes investimentos em infra-estrutura [1], temos o prenúncio de uma grande revolução na maneira de comunicação entre os usuários, algo que pode modificar o panorama da telefonia.

O WiMAX que funciona como um Wi-Fi, só que com taxas de transmissão maiores e alcance por cada antena cobrindo uma área de aproximadamente 50 quilometros, tem potencial para fazer pelo acesso a Internet o mesmo que os telefones celulares fizeram pelo serviço telefônico, e com maior atrativo ainda. Por que pagar caro por um serviço de voz, sendo que com a Internet banda larga acessível, tem-se um serviço de convergência digital que permite trafegar voz, imagens, dados e tudo mais que se possa desejar?

O momento é de mudanças, e o sistema telefônico, provavelmente o sistema de comunicação mais bem sucedido da história, é o principal alvo [2].

VoIP

VoIP ou Voz sobre IP, é o termo que compreende a comunicação de voz sobre redes IP, sendo geralmente utilizado para se  referir às técnicas de empacotamento e transmissão de amostras de voz sobre redes IP [3].

A tecnologia resultante da fusão entre o sistema telefônico e a Internet, pode transmitir dados de computador para computador, de computador para telefone e de telefone para telefone. Dessa forma, as chamadas telefônicas são transformadas em informação digital semelhante a mensagens instantâneas e de e-mails, algo como e-mails telefônicos [4].

O processamento do VoIP é feito basicamente utilizando-se a Internet, preferencialmente de banda larga, um telefone IP (hard phone), ou um simples kit de multimídia para computadores, e um software (soft phone) geralmente gratuito e disponível nos sites dos próprios fornecedores do serviço[6].

Atualmente o uso mais simples do VoIP é a comunicação computador a computador, em que temos o Skype como o programa mais utilizado atualmente para este fim [3]. A Skype tinha no segundo trimestre de 2010, uma média de 124 milhões de usuários online em períodos de pico. Estes usuários fizeram chamadas de voz e vídeo que totalizaram 95 bilhões de minutos no primeiro trimestre de 2010, sendo que em 40% do tempo, eles também usaram vídeo, sengundo dados divulgados pela própria Skype [10].

Como vantagens do VoIP temos:

  • a economia, bem como a redução dos custos em ligações telefônicas, principalmente em ligações de longas distânicias [5].
  • o fato de que nas ligações soft phone para soft phone, que são as ligações que acontecem entre softwares da mesma companhia, como de Skype para Skype, por exemplo, o usuário tem custo zero, ou seja, elas saem de graça [7].

Como desvantagens do VoIP temos:

  • a dependência de energia elétrica para funcionar, o que não acontece com a telefonia convencional, que funciona normalmente mesmo em caso de problemas elétricos [6].
  • a dependência da Internet, mas que segundo Bernal (2007), como as redes WiMAX estão se tornando cada vez mais realidade, as comunicações VoIP devem se tornar uma forte tendência no mercado das telecomunicações.

No atual contexto, destaca-se a evolução do VoIP resultando no aparecimento da Telefonia IP, que vêm sendo implementada nas organizações como forma de redução de custos de ligações. Em 2005, na América Latina, o uso da Telefonia IP aumento 44,3%, se comparado ao ano de 2004, sendo que esta expectativa de crescimento vem se confirmando e a tendência é que grande parte das empresas utilizem esse novo sistema de comunicação cada vez mais [5].

TELEFONIA IP

Telefonia IP, é o nome dado a aplicação de VoIP para estabelecer chamadas telefônicas com a rede de telefonia pública, seja ela fixa ou celular, sendo que existem dois tipos de serviços de Telefonia IP existentes [3]:

  • para fazer chamadas para a rede pública: neste caso o usuário disca o número convencional  do telefone de destino para completar a chamada.
  • para fazer e receber chamadas da rede pública: neste caso o usuário recebe um número convencional de telefone para receber chamadas da rede pública e, disca o número convencional do telefone de destino para fazer a chamada para a rede pública.

Em ambos os casos, o usuário pode fazer e receber chamadas de outro usuário do mesmo prestador de serviços VoIP, geralmente sem custo, porém não consegue chamar usuários de outros provedores VoIP [3].

A Telefonia IP utiliza-se tando do soft phone quando do hard phone, que é um hardware baseado em IP e que utiliza os mesmos telefones usados nas ligações normais do dia-a-dia. Ela é associada também como a conseqüente possibilidade de interação com outros serviços típicos da Internet, integração possibilitada através de seu equipamento (TELECO, 2007; COLCHER et al. 2005).

Além da digitalização e do transporte da voz, a Telefonia Ip também permite outros tipos de serviços comuns aos de telefonia, como transferência de chamadas, chamadas em espera, etc. A Telefonia IP é considerada por muitos especialistas como a próxima geração das telecomunicações [8].

WiMAX

O WiMAX (World Interoperability for Microwave Acess), nome popular dado ao padrão IEEE 802.16 para redes metropolitanas sem fio, pode ser entendido como a evolução do Wi-Fi, sendo que o WiMAX corrige e aprimora justamente os principais pontos fracos do Wi-Fi: preço, acessibilidade, raio de atuação e disponibilidade [9].

A grande diferença entre o WiMAX para o Wi-Fi é que os pontos de acesso do Wi-Fi são extremamente limitados, sendo que o sinal só alcança 100 metros em média, e possui uma velocidade máxima de 11 Mbps. No caso do WiMAX, em condições ideais o sinal alcança um raio de até 50 quilometros e com uma velocidade de 75 Mbps, e mesmo que a velocidade seja dividida entre os usuários, o sinal tende a ser mais rápido e estável do que as conexões banda larga disponível hoje [9].

Entre os padrões do WiMAX, destacam-se o próprio 802.16, que foi a primeira versão desenvolvida e criada com a intenção de padronizar as redes de banda larga sem fio. O 802.16d, também conhecido como padrão fixo e, o 802.16e, conhecido como padrão móvel, este responsável por permitir que o acesso seja mantido mesmo com o dispositivo em movimento (SILVA; SOARES, 2009).

É bem fácil entender como será possível às pessoas acessarem a Internet de casa ou qualquer outro lugar, sem fios e sem se preocupar com hotspots, que são os pontos de acesso do Wi-Fi. Isso porque a transmissão do sinal WiMAX é bem parecida com a de um telefone celular, onde uma torre central envia o sinal para várias outras torres espalhadas e, estas multiplicam o sinal para chegar aos receptores [9].

Uma das principais características, e responsável pela certeza de grande revolução na telefonia, é o fato de que o WiMAX é desenhado para acomodar vários métodos diferentes de transmissão de dados, um dos quais é o VoIP. Este que por sua vez possibilita a Telefonia IP e permite que as pessoas façam ligações locais, de longa distância e até mesmo internacionais através de uma conexão à Internet de banda larga, de maneira mais barata ou até mesmo gratuita, contornando totalmente as empresas de telefonia (GRABIANOWSKI; BRAIN, 2011).

Assim, com os computadores, notebooks, tablets, PDAs e aparelhos celulares forem compatíveis com o WiMAX, e essa é a tendência em motivo da convergência digital, o uso do VoIP e da Telefonia IP pode aumentar sensívelmente. Praticamente qualquer pessoa, em qualquer lugar, poderá fazer ligações VoIP através do acesso ao WiMAX (GRABIANOWSKI; BRAIN, 2011).

Para se ter uma idéia, de acordo com o Skype Brasil, em 2009 foi atingida a marca de 15.996.686, quase 16 milhões de usuários de Skype, utilizando o serviço de VoIP simultaneamente no mundo, e a tendência era que esse número aumentasse ao longo dos anos [10].

Ninguém sabe quanto o WiMAX vai custar para os usuários, uma vez que as operadoras guardam seus estudos comerciais a sete chaves. Contudo é claro que para ser viável comercialmente, as operadoras que forem oferecer o serviço de acesso ao WiMAX terão que competir com os preços praticados hoje em dia, sendo que o custo deverá ser igual ou menos, e ainda oferecer segurança ou serviços agregados que os concorrentes não tenham. Porém, sabe-se que o custo de instalação para as operadoras é menor com o WiMAX do que com o DSL [9].

A quarta geração, ou 4G, terá todos os benefícios do 3G e outros mais, como velocidade superior em até cem vezes mais, além de suportar mais protocolos de rede. No 4G algumas aplicações terão prioridades sobre as outras conforme a necessidade, alocando a conexão de forma inteligente, sendo que os dois padrões que contemplam o mercado de 4G atualmente são o WiMAX e o LTE [11].

CONCLUSÃO

Com base nas informações do presente exposto, foi possível constatar com convicção que o futuro da telefonia está fadado a mudanças no cenário das telecomunicações, principalmente em virtude da provável revolução no modo dos usuários se comunicarem.

O grande apelo econômico do VoIP, além de outras vantagens, e também a possibilidade de sua aplicação juntamente com a rede de telefonia pública possibilitando assim a Telefonia IP, esta, já considerada por muitos especialistas como a próxima geração das telecomunicações.

O advento do WiMAX, que já é uma realidade em alguns lugares do mundo e, certamente mais dia ou menos dia, estará presente em todos os países e na maioria das cidades, possibilitando entre outros serviços, que os usuários possam utilizar-se do VoIP e da Telefonia IP com grande qualidade e facilidade de acesso.

Essas duas grandes tendências, a Telefonia IP e o WiMAX, combinadas e trabalhando juntas, nos dão a exata idéia do que será o futuro da telefonia. Onde os usuários terão uma alternativa econômica de serviços à telefonia convencional, e isso por sua vez trará profundas mudanças no mundo das telecomunicações, mais precisamente a telefonia.

REFERÊNCIAS

[1] LIMA, Luciana dos Santos., SOARES, Luiz Fernando Gomes., ENDLER, Markus. WiMAX: Padrão IEEE 802.16 para Banda Larga Sem Fio. Rio de Janeiro: Departamento de Informática PUC-Rio, 2004.
[2] COLCHER, Sérgio.,GOMES, Antonio T. A., SILVA, Anderson O., SOUZA FILHO, Guido L., SOARES, Luiz F. G. VoIP: Voz Sobre IP. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2005.
[3] TELECO. Seção: VoIP. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/voip.asp>. Acesso em: 20 de Outubro de 2011.
[4] NENO, Mylene. Saiba mais sobre VoIP. Disponível em: <http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Saiba-mais-sobre-VoIP/99/3>. Acesso em: 20 de Outubro de 2011.
[5] RAMBALDUCCI, Priscila Stawski. Telefonia IP: Vantagens e Desvantagens do Uso no Universo Empresarial. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialtelefoniaip/default.asp>. Acesso em: 20 de Outubro de 2011.
[6] BARBARIOLE, Luciana Fontes. Telefonia IP I: Ferramenta Administrativa e de Comunicação nas Organizações. Disponível em : <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialteliporg1/default.asp>. Acesso em: 20 de Outubro de 2011.
[7] AUGUSTO, Danilo. Entendendo o VoIP: Vantagens e Desvantagens. Disponível em: <http://www.iotecnologia.com.br/vantagens_desvantagens_voip>. Acesso em: 20 de Outubro de 2011.
[8] ROSS, Julio. VOIP – Voz Sobre IP. Rio de Janeiro: Antenna Edições Técnicas Ltda, 2007.
[9] REBÊLO, Paulo. Entenda como funciona a tecnologia do WiMAX. Disponível em: <http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/12/29/ult2888u131.jhtm>. Acesso em: 14 de Outubro de 2011.
[10] SKYPE BRASIL. 16 milhões de usuários simultâneos. Quase…. Disponível em: <http://blogs.skype.com/pt/2009/01/16_milhoes_de_usuarios_simulta.html>. Acesso em 21 de Outubro de 2011.
[11] MONTEIRO, Daniele. Qual a diferença entre 3G e 4G?. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/06/qual-difenca-da-rede-3g-para-4g.html>. Acesso em: 17 de Outubro de 2011.
BERNAL, Paulo Sérgio Milano. Voz sobre protocolo IP: a nova realidade da telefonia. São Paulo: Érica, 2007.
GRABIANOWSKI, Eduard., BRAIN, Marshall. Como Funciona o WiMAX. Disponível em: <http://informatica.hsw.uol.com.br/wimax.htm>. Acesso em: 15 de Outubro de 2011.
SILVA, Anderson Porto da., SOARES, Bruno Tarouco Álvares. Wi-Fi e WiMAX II: As Tecnologias de Rede Sem Fio. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialww2/default>. Acesso em: 18 de Outubro de 2011.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

1 Comentários

Edivaldo
1

E como vai ficar os profissionais das redes de pabx e cabeamento assim como eu já que os cursos são caros para o nosso orçamento.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">