Shop.org 2011: o maior evento de comércio eletrônico do mundo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro foi realizado o Shop.org Annual Summit 2011, desta vez na cidade de Boston. Mais uma vez o evento foi muito bom, neste ano contando com a participação de mais de 150 brasileiros, sendo a maior delegação internacional, e mais de três mil participantes de outros países.

Além de todo conteúdo apresentado no evento por meio de palestras e workshops, um espaço de visitação com mais de 100 stands e o networking entre os brasileiros foi excepcional. É muito bom ver o comércio eletrônico brasileiro crescendo na mão de pessoas dedicadas, inteligentes e muito determinadas. Estamos vivenciando uma evolução impressionante do e-commerce brasileiro que, inclusive, despertou interesse de todos os outros participantes do evento, além de podermos observar que o Brasil era sempre citado em algum momento nas palestras e conversas de bastidor.

O evento foi sustentado por dois pilares que direcionaram a maioria das palestras e workshops: “social commerce” e “mobile commerce”. Do lado do social commerce existe uma única certeza, de que cada vez mais as redes sociais deverão estar conectadas às lojas virtuais e/ou vice-versa. As redes sociais não aparentam ser mais uma bolha na internet, como foi o second life e alguns outros, e os lojistas virtuais precisam direcionar seu planejamento estratégico e ações de marketing para esse canal. Uma incerteza que ainda é muito discutida é se a rede social deverá entrar nas lojas virtuais ou se as lojas virtuais deverão entrar nas redes sociais. E, acredito que somente o tempo irá nos dar a resposta. O importante é não deixar esse canal de lado.

Quanto ao mobile commerce, o assunto foi mais citado, quando comparado com o evento de 2010, dando ênfase, principalmente, ao uso dos tablets (iPad e Cia) como principal equipamento para realização de compras online através de redes 3G. No ano passado, os tablets quase não foram citados, o que demonstra a velocidade em que as mudanças estão ocorrendo. Os celulares continuam sendo uma grande promessa, devido a sua grande penetração no mercado, mas devem ser direcionados a ações mais específicas quando falamos em compra online. É importante entender o perfil do consumo no celular, o sortimento e como oferecer seus produtos para ter os melhores resultados, já que no celular é necessário ser muito mais objetivo e direto.

Por fim, em Boston também visitamos a Harvard e o MIT e fiquei impressionado com a estrutura e metodologia de trabalho. Percebe-se que são detalhes que fazem muita diferença no dia-a-dia de quem está querendo aprender e ter um futuro de sucesso. É fácil entender porque os principais empreendedores do mundo já passaram por essas instituições. Até 2012!

*Alexandre Soncini é Diretor de Vendas e Marketing da VTEX, empresa líder em tecnologia para o comércio eletrônico.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">