Tecnologia da Informação apresenta novas e rentáveis opções de carreira

Analista e gerente de mídias sociais, arquiteto de soluções, software evangelist, desenvolvedor de games, desenvolvedor mobile, gestor de TI verde, engenheiro de requisitos, especialista em testes de softwares. Você conhece estas profissões?

Não restam dúvidas que a tecnologia da informação é uma das áreas mais promissoras para se trabalhar. Novas necessidades, novas idéias e novas soluções. A evolução da tecnologia da informação relativisou os velhos currículos escolares, a forma de ensinar, e hoje vem demandando que alunos e professores busquem novos conhecimentos e mudem conceitos até então consagrados. O graduado em TI não pode realmente acreditar que as empresas esperam somente aquele conteúdo que ele vivencia em sua faculdade.

Apesar das novas profissões e dos altos salários, poucos são os preparados para atende-las. Certificações passam a ser fundamentais para empresas e profissionais. Constituída no Brasil oficialmente em 2006, a AENOR, é uma das empresas que buscam aprimorar a qualidade dos serviços empresariais, capacitando e realizando certificações internacionais de empresas de Tecnologia da Informação e outros segmentos. No mesmo sentido, o Help Desk Institute (HDI), fundado em 1989, é hoje referência em certificações, com destaque para HelpDesks e ServiceDesks, gerando eficiência e eficácia em suportes de TI.

Com grandes serviços de certificação da empresas, é natural que os profissionais selecionados tenham de passar por testes seletos para preencherem um posto desejado. Selecionar profissionais adequados é um desafio em um Brasil com 92 mil vagas abertas, sem pessoas para preenchê-las.

Para suprir esta necessidade, idéias inovadoras são colocadas em prática, como a do portal NetCarreiras, rede de empregos de tecnologia com mais de 35 mil curriculuns e 3 mil vagas cadastradas.

A necessidade na área de hunting e recrutamento é tamanha, que empresas especializadas em RH em Tecnologia da Informação surgem no mercado, como é o caso da Paulista People Consulting, fundada em 1996 com o objetivo  de assessorar as empresas no processo de recrutamento e seleção de profissionais de TI de todos os níveis, buscando no mercado de forma ágil e responsável, candidatos rigorosamente adequados a cada perfil, motivados com a oportunidade e o desafio ofertado na nova empresa.

Também em São Paulo está a APDATA, que uniu literalmente tecnologia da informação com recursos “mais humanos”, segundo a empresa, que é “Top of Mind ESTADÃO”, no segmento RH. A APDATA, além da gestão de pessoas, hoje é referência em software para gestão de recursos humanos, com seu consagrado “Global Antares”, completo e consolidado no mercado.

Do sul também vem o exemplo de recrutamento e gestão de pessoas em TI, com a gaúcha WhiteCube, atendendo todo o Brasil, focada na gestão de pessoas na área de tecnologia da informação, certificações e business intelligence. Um dos destaques da empresa é a “seleção com capacitação”, formando profissionais na medida para as empresas de TI.

E é neste cenário, de “apagão” de mão de obra e ao mesmo tempo novas e rentáveis oportunidades em tecnologia da informação, que será realizado o evento TechInter 2011, conferência sobre carreira e mercado de trabalho em tecnologia da informação, que ocorre dias 05 e 06 de novembro de 2011, na cidade Bauru, região central do Estado de São Paulo.

O evento, recebendo público de todo o Brasil, contará com mais de 25 palestrantes renomados na área, e colocará empresas contratantes, profissionais e entidades educacionais em contato, no estabelecimento de requisitos, estratégias e soluções para o desenvolvimento de talentos, aprimoramento educacional e para a solução do déficit de mão de obra em Tecnologia da Informação no Brasil.

A inscrição para os dois dias de evento custa R$ 180,00 e podem ser feitas em www.techinter.com.br. Estudantes tem 30% de desconto e convênios 20%.  Vagas limitadas.

Assessoria de Imprensa: [email protected]

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!