Tecnologia móvel pode reduzir custos das empresas

Administrar uma empresa não é uma tarefa nada fácil, existem os gastos com funcionários, processos, impostos e tudo mais. Diante disso, os administradores estão sempre pensando em como reduzir os custos e ter mais rentabilidade. “A regra é clara”, (como diria nosso comentarista esportivo). Tanto para pequenas como grandes corporações.

Então quando se fala em investir, ou seja, gastar, os gestores ficam receosos. Mas as companhias precisam apostar na modernização dos processos até para reduzir custos. É verdade. E a tecnologia tem dessas, pode sim em princípio exigir alto investimento, mas com certeza trará resultados positivos como melhoria de processos, agilidade, responsabilidade social e até redução de custos.

Fiz outro dia uma continha rápida para um cliente e posso prever que investindo em tecnologia móvel a empresa pode chegar a ter de 20% a 30% de redução de custos e de 15% a 20% de ganho de tempo. E ainda ouso falar que esses 20 a 30% que a empresa reduz pode pagar parte ou muitas vezes, todo o investimento em um projeto de mobilidade.

Estão aí os estudos que comprovam que as empresas começaram afinal a acreditar na mobilidade. Uma pesquisa realizada pela consultoria IDC mostra que essa preocupação com a mobilidade corporativa está fazendo as empresas investirem mais. Das 460 companhias ouvidas, de países da América Latina, 30% querem aumentar o investimento em soluções móveis.

Hoje a tecnologia móvel já está nos restaurantes ao fazer um pedido, nas grandes corporações para análise das vendas, para localizar vendedores e técnicos. Com a mão de obra automatizada, o retrabalho pode ser reduzido. Atividades que antes eram incumbidas a várias pessoas podem ser realizadas apenas por um. Se os funcionários usarem tablets conectados ao sistema da empresa podem de forma rápida e eficiente enviar as informações para todos os outros, em tempo real, evitando erros primários e o retrabalho que muitas vezes presenciamos no dia a dia de muitas empresas.

Outra vantagem da mobilidade é geolocalização que ajuda na gestão. Com um aplicativo móvel, é possível saber, exatamente, onde estão os funcionários e facilitar a gestão dos recursos. Esse sistema também pode facilitar companhias que trabalham com entregas de cargas, porque o controle das entregas ficará mais eficiente.

No caso de restaurantes, o garçom pode usar um PDA para anotar o pedido dos clientes e enviar diretamente para o caixa, evitando ter que ir até o balcão, economizando tempo.

A visita do técnico para realizar alguma manutenção também ficará mais ágil, porque ele poderá enviar e receber informações do que deve ser feito diretamente de um dispositivo móvel.

A redução do uso de papel é outro benefício dos sistemas móveis. Substituindo os papéis por aparelhos eletrônicos, a empresa além de economizar estará contribuindo para preservação do meio ambiente.

Com toda essa tecnologia no sistema a empresa será vista como inovadora e moderna no mercado. Funcionários irão sentir que trabalham ou fazem parte de uma companhia que aposta na inovação para crescer e que oferece um serviço de qualidade. A mobilidade traz benefícios com certeza. E cada empresa precisa saber quais são as reais necessidades e investir na solução correta.


1 Comentários

André
1

Excelente a matéria.
Atualmente trabalho com Android numa empresa de desenvolvimento mobile e assim como João Moretti falou, também acredito no crescimento da área principalmente por causa da maior atenção que as empresas estão dando aos recursos mobile.
Parabéns.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!