Os tipos de consultas nos mecanismos de buscas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Entender com que objetivo um usuário faz uma pesquisa em um mecanismo de buscas não é uma tarefa simples. Claro, se ele pesquisa, está buscando encontrar algo. Avaliar se o que ele busca é um produto/serviço ou simples informação é o verdadeiro desafio.

E qual a necessidade dessa prática? Entendendo o que o usuário busca poderei oferecer a ele soluções alternativas a fim de vender o meu produto. Aí entram os conhecimentos de SEO e Marketing Digital.

Mesmo que você não seja especialista na área, ao seu desenvolver um simples blog ou site, se vai trabalhar com anúncios, busque coloca-los nos lugares certos. Entender os tipos de consulta é o primeiro passo. Analisando sua página e fontes de tráfego você entenderá melhor como um pesquisador vê o seu site e se realmente você está trazendo a ele o que ele busca.
Os tipos de consulta nos mecanismos de busca podem ser dividos em três categorias:

Consultas de Navegação

Nesse tipo de consulta o usuário deseja apenas acessar a um site, mas não sabe o seu endereço. Para isso ele usa o Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, que o ajudará a chegar ao seu destino.

Consultas de Informação

Nesse tipo de consulta o usuário busca por um tipo de informação, qualquer seja ela. Como resultado dessa busca é esperado somente uma forma de consulta, seja ela texto, imagem ou vídeo, sem a necessidade de interação.

Consultas de Transação

As consultas de transação envolvem interação com o usuário. Não são necessariamente trasações comerciais, envolvendo uma compra e dinheiro, mas qualquer ação que envolva interação com o pesquisador e que poderá levar a uma interação futura – como o cadastro de uma nova no Gmail, por exemplo.

Você deve ficar atento a que tipo de informação o usuário vem buscar em seu site, mas lembre-se que o usuário que realiza um tipo de consulta de informação facilmente realizará uma consulta de transação. Esse tipo de análise é importante para através dela podermos analisar melhor onde colocar, por exemplo, anúncios de forma mais eficiente.

Postado originalmente em “Eu Faço Programas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Gabii Fonseca

Mais artigos deste autor »

Gabriella Fonseca Ribeiro tem 21 anos e cursa Sistemas de Informação. Trabalha com desenvolvimento, pesquisa e otimização de websites - SEO, marketing digital, redes sociais e comunicação interativa. || www.eufacoprogramas.com


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">