Como a Genius driblou a crise econômica

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Genius – fabricante multinacional de acessórios para computadores e eletrônicos –, assim como muitas empresas globais, acompanhou com atenção o desenrolar da crise econômica que acometeu, principalmente, os países desenvolvidos, e para garantir a sustentabilidade de seus negócios adaptou-se ao novo cenário.

Uma das medidas adotadas foi um maior investimento na penetração em mercados em desenvolvimento como América Latina, Rússia e sudeste da Ásia, economias que nos últimos anos tem despontado mesmo em tempos de crise financeira mundial. Outra estratégia assertiva foi a adoção de medidas cautelares contábeis e de estratégias de comunicação e marketing dirigido, que permitiram manter a visibilidade da marca a custos menores.

Tais estratégias conservaram o crescimento da empresa, que apesar dos efeitos sentidos nas vendas na Europa e nos Estados Unidos, fechou o ano com saldo positivo. Somente no último trimestre a fabricante registrou um aumento de 13% de faturamento no Brasil e de até 19% no restante da América Latina em países como Argentina e Peru. Os resultados no Brasil ainda contam com uma nova parceria comercial no varejo com a Digímer, uma das maiores empresa especializadas em informática no sul do país, e com o aumento de volume na distribuição pelo parceiro SND.

“As palavras chaves no período de crise foram: diversificar e adaptar”, comenta Geoffrey Lin, Diretor Geral da Genius Américas, que complementa “O mercado se viu em uma situação na qual era necessário encontrar novos meios para manter a lucratividade do negócio e, para isto foi necessário que houvesse uma adaptação de produtos e estratégias, entre elas, a de descentralizar as vendas expandindo as ofertas aos países que registraram crescimento econômico no período, e um deles foi o Brasil”.

Para garantir que 2012 trará resultados ainda melhores, a Genius aposta na estratégia de aproximação junto ao varejo brasileiro, investindo em uma campanha que visa alcançar mais espaço neste importante canal de vendas, como medida para aumentar sua fatia no mercado. Outra tática será a adoção de preços mais competitivos e a inserção de uma gama de produtos voltados especificamente para atender à demanda do consumidor brasileiro, tudo isto mantendo a mesma qualidade dos itens, atestada por uma das menores taxas de devolução entre todos os fabricantes de acessórios.

Entre as novidades em produtos que a Genius trará ao Brasil no próximo ano, e que vem ao encontro das expectativas do consumidor, estão itens de ponta como o Pen Mouse, o Wizard Stick e o Ring Mouse, em meio a outros que serão lançados em breve.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">