Gerente também é gente…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Neste post vou comentar sobre um livro que recomendo a qualquer estudante ou novato que pensa em conhecer ou exercer a função/carreira de gerente de projetos.

O autor consegue, de uma forma extraordinária, relatar o que de fato ocorre no cotidiano das empresas, que vai do momento da convocação do funcionário ao ser promovido a todas as tarefas, rotinas e desafios que o gerente de projeto tem que enfrentar para realizar as entregas definidas no escopo.

Este livro conta a história de um analista de sistema que inesperadamente ganha o privilégio de desempenhar a função de gerente de projetos. Função ou cargo que o próprio funcionário desconhece e nem mesmo sabe sobre quais de fato são os seus desafios, situação está freqüente em algumas empresas.

Atuar como gerente de projetos não é uma tarefa fácil pelo grau de complexidade das tarefas multidisciplinares em que o gestor tem que atuar, principalmente para o analista de sistemas do livro que possui como principal desafio aprender a se relacionar com pessoas, ou seja, ele tem que aflorar seu lado interpessoal sendo retirado da sua zona de conforto ao se deparar com os novos desafios.

Talvez a parte mais engraçada e interessante do livro ocorre quando o analista de sistema tenta explicar sobre sua promoção aos membros da família e todos não compreendem que raio de promoção e aquela que talvez nem possua benefícios financeiros.

Com bom humor e muita criatividade o autor consegue mostrar as facetas em desempenhar a função de gerente de projetos, além de ensinar alguns detalhes e macetes do cotidiano da profissão.

Entre os pontos fortes do livro se destacam:

  • O bom humor da história ao relatar os problemas cotidianos;
  • As dicas das muitas facetas da funçãoprofissão;
  • A importância da troca de experiências, o que não se torna difícil hoje graças à internet e aos diversos fóruns sobre o assunto, pois, a todo o momento tem alguém disposto a contribuir de alguma forma.
  • As perguntas inteligentes da filha do analista, que leva a muitas reflexões;
  • Aos desafios em conciliar a vida profissional e pessoal;
  • O desafio de aprendizagem constante, pois cada projeto é único;
  • A difícil tarefa de despedir uma pessoa da equipe;
  • O respeito com os membros da equipe;

Este livro se destaca dos demais ao demonstrar ao futuro Gerente de projetos de uma maneira bem humorada os desafios e vantagens de exercer esta função ou carreira que se encontra presente nas organizações.

Obrigado aos que chegaram até o final deste texto.

Deixe seu comentário! Aceito recomendações para continuar o debate em textos futuros.

Referência: Livro: Gerente Também é Gente… ISBN8574522570

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Fernando C. G. D. Guerra

Mais artigos deste autor »

Mestre em Administração Profissional pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD), Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MBA em Gestão de Projetos e Graduado em Administração de Sistema de Informação pelo Centro Universitário UNA (UNA).


2 Comentários

Guerra Fernando C. G. D.
2

Atanaildo,
O bom do livro é que ele não e totalmente técnico, você aprende com a história.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">