Reputação digital para profissionais de TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ela é mais uma expressão da moda da linguagem corporativa ou realmente devo me preocupar?

Recentemente, foi divulgada uma pesquisa da Consultoria SWNSA sobre o estresse nas profissões. O primeiro lugar foi bastante óbvio: a área mais estressante entre todas é a de Tecnologia da Informação. A reputação digital, ou seja, imagem que se deixa através de redes sociais e blogs, é só uma das preocupações, mas pode ser protegida com algumas medidas simples. Confira dicas para mantê-la em dia e melhorar a divulgação do seu trabalho:

Primeiro passo – seu perfil profissional, histórico e portfólio estão em algum lugar da web? Se está, é um lugar que permite uma divulgação completa e interação? Caso a resposta seja negativa, vale dar uma busca em sites e se cadastrar. O Indike oferece isso gratuitamente (http://indike.com.br/). Além disso, o site permite que os pacientes que conhecem seu trabalho, opinem na sua página e formem uma rede de divulgação positiva a seu respeito.

Revelar o necessário – manter uma postura profissional nas redes sociais não é tão difícil quanto parece. Veja o exemplo de Leandro Ramos, consultor e um dos sócios do Indike: “não contamos para todo mundo nossas desavenças amorosas ou mostramos as fotos da última viagem para qualquer colega. Então para quê fazer isso nas redes sociais? Hoje o Facebook possui inúmeras opções de privacidade. Não quer aparecer de biquíni para o pessoal do trabalho? Então restrinja o acesso ao seu álbum de fotos. Tudo depende das suas escolhas”, afirma. Mas o equilíbrio não deve ser esquecido, pois quem se coloca de forma muito formal o tempo todo, deixa claro que não está sendo verdadeiro, o que é também visto com maus olhos.

Forme opinião – uma boa maneira de se tornar um profissional referência é estar antenado nas notícias que interessam aos profissionais da sua área e a pacientes. Não tem tempo para ter um blog? Lembre-se que manter o Twitter e o Facebook como via de interação profissional já é um grande passo. Busque por perfis na sua área e esteja ligado no que eles dizem. Não só clientes, mas também a imprensa pode encontrar você através das redes sociais.

Aposte na troca de favores – sempre que puder recomendar os serviços de alguém, faça. Essa pessoa se lembrará da gentileza e suas chances de também ser indicado aumentam. Além disso, quem contratou um serviço e saiu satisfeito, lembrará desse favorzinho, o que conta mais e mais chances de ser retribuído.

Por Ana Maria Madeira – Repórter Indike

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


1 Comentários

Marcelo Ribeiro de Almeida
1

Os profissionais de TI ficariam espantados com a facilidade que a Internet levanta informações sobre pessoas, perfis e opiniões de pessoas nas redes sociais.

Nas mãos de um profissional de seleção, isso poupa um bocado de tempo…

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">